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Questões Sobre Razão - Matemática - concurso

Questão 11

Qual razão NÃO é equivalente e 27/5?

  • A)108/20
  • B)81/15
  • C)75/10
  • D)135/25
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é C)

Qual razão NÃO é equivalente a 27/5?

  • A) 108/20
  • B) 81/15
  • C) 75/10
  • D) 135/25

O gabarito correto é C.

Questão 12

Qual razão NÃO é equivalente e 27/5?

  • A)81/15
  • B)135/25
  • C)108/20
  • D)75/10
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é D)

Qual razão NÃO é equivalente a 27/5?

  • A) 81/15
  • B) 135/25
  • C) 108/20
  • D) 75/10

O gabarito correto é D).

Questão 13

Qual razão NÃO é equivalente e 27/5?

  • A)75/10
  • B)135/25
  • C)108/20
  • D)81/15
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é A)

Qual razão NÃO é equivalente a 27/5?

  • A) 75/10
  • B) 135/25
  • C) 108/20
  • D) 81/15

O gabarito correto é A.

Questão 14

Qual razão NÃO é equivalente e 27/5?

  • A)108/20
  • B)75/10
  • C)81/15
  • D)135/25
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é B)

Qual razão NÃO é equivalente a 27/5?

  • A) 108/20
  • B) 75/10
  • C) 81/15
  • D) 135/25

O gabarito correto é B).

Questão 15

A razão entre o número de porcos e o número de
galinhas numa fazenda, nessa ordem, é 3/5 . Se o total
de galinhas e porcos da fazenda é 120, então o total de porcos da fazenda é:

  • A)45
  • B)72
  • C)75
  • D)48
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A alternativa correta é A)

O problema apresentado envolve uma razão entre o número de porcos e galinhas em uma fazenda, sendo essa razão igual a 3/5. Além disso, é informado que o total desses animais somados é 120. O objetivo é determinar quantos porcos existem na fazenda, com as opções fornecidas sendo A) 45, B) 72, C) 75 e D) 48. O gabarito indica que a resposta correta é a alternativa A) 45.

Para resolver essa questão, podemos utilizar o conceito de razão e proporção. A razão entre porcos e galinhas é de 3 para 5, o que significa que para cada 3 porcos, existem 5 galinhas. Podemos representar o número de porcos como 3x e o número de galinhas como 5x, onde x é um fator multiplicativo comum.

Sabendo que o total de animais é 120, temos a seguinte equação:

3x (porcos) + 5x (galinhas) = 120

Somando os termos, obtemos:

8x = 120

Para encontrar o valor de x, dividimos ambos os lados da equação por 8:

x = 120 / 8

x = 15

Agora que temos o valor de x, podemos calcular o número de porcos, que é representado por 3x:

Número de porcos = 3 * 15 = 45

Portanto, o total de porcos na fazenda é 45, o que corresponde à alternativa A). Essa solução confirma que o gabarito fornecido está correto.

Questão 16

O rendimento de um motor com 32 litros de gasolina foi
de 384 km. Esse mesmo motor, com 50 litros de álcool,
teve um rendimento de 400 km. Para cada litro de combustível,
o rendimento da gasolina em relação ao rendimento
do álcool é melhor em

  • A)4 km.
  • B)4,5 km.
  • C)5 km.
  • D)5,5 km.
  • E)6 km.
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é A)

Para resolver o problema, vamos calcular o rendimento do motor com cada tipo de combustível e comparar os resultados.

Gasolina:

O motor percorreu 384 km com 32 litros de gasolina. Portanto, o rendimento por litro é:

384 km ÷ 32 litros = 12 km/l

Álcool:

Com 50 litros de álcool, o motor percorreu 400 km. O rendimento por litro é:

400 km ÷ 50 litros = 8 km/l

Diferença de rendimento:

Para cada litro, a gasolina rende 12 km, enquanto o álcool rende 8 km. A diferença é:

12 km/l - 8 km/l = 4 km/l

Portanto, a gasolina tem um rendimento 4 km melhor por litro em relação ao álcool.

O gabarito correto é A) 4 km.

Questão 17

A razão entre a largura e o comprimento de um terreno retangular é de 2/5. Sendo a soma das medidas de todos
os lados desse terreno 126 metros, conclui-se corretamente
que o comprimento desse terreno é maior que a
largura, em metros, em

  • A)27.
  • B)28.
  • C)29.
  • D)30.
  • E)31.
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é A)

O problema apresenta um terreno retangular cuja razão entre a largura e o comprimento é de 2/5. Além disso, a soma das medidas de todos os lados (perímetro) é igual a 126 metros. O objetivo é determinar em quantos metros o comprimento é maior que a largura.

Para resolver, vamos seguir os seguintes passos:

  1. Definir as variáveis:
    • Largura (L) = 2x
    • Comprimento (C) = 5x
  2. Calcular o perímetro (P) do retângulo:
    • P = 2*(L + C)
    • 126 = 2*(2x + 5x)
    • 126 = 2*(7x)
    • 126 = 14x
    • x = 126 / 14
    • x = 9
  3. Encontrar os valores de L e C:
    • L = 2x = 2*9 = 18 metros
    • C = 5x = 5*9 = 45 metros
  4. Calcular a diferença entre comprimento e largura:
    • C - L = 45 - 18 = 27 metros

Portanto, a diferença entre o comprimento e a largura é de 27 metros, o que corresponde à alternativa A).

Questão 18

Uma ripa de madeira com 1,8 m de comprimento foi cortada
em dois pedaços, sem perdas no comprimento dos
pedaços. Sabendo que a medida do pedaço menor é 1/5 da medida do pedaço maior, então a medida do pedaço
menor, em centímetros, é

  • A)50.
  • B)45.
  • C)40.
  • D)35.
  • E)30.
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é E)

O problema apresenta uma situação em que uma ripa de madeira de 1,8 metros (ou 180 centímetros) é dividida em dois pedaços sem perda de material. A questão estabelece que o pedaço menor corresponde a 1/5 do tamanho do pedaço maior e solicita que se determine a medida do pedaço menor em centímetros, com as opções fornecidas.

Para resolver esse problema, podemos seguir os seguintes passos:

  1. Definir as variáveis: Vamos chamar o comprimento do pedaço maior de x. Consequentemente, o pedaço menor será x/5, pois ele equivale a 1/5 do maior.
  2. Montar a equação: Sabemos que a soma dos dois pedaços deve ser igual ao comprimento total da ripa, ou seja, 180 cm. Portanto, temos:
    x + x/5 = 180
  3. Resolver a equação: Para eliminar o denominador, multiplicamos todos os termos por 5:
    5x + x = 900
    6x = 900
    x = 150
    Assim, o pedaço maior mede 150 cm, e o menor mede 150/5 = 30 cm.

Portanto, a medida do pedaço menor é 30 centímetros, o que corresponde à alternativa E).

Esse tipo de problema envolve a aplicação de conceitos básicos de álgebra e frações, sendo essencial para o desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático. A resolução demonstra como equações simples podem ser utilizadas para solucionar questões cotidianas, como o corte de materiais em proporções específicas.

Questão 19

A razão entre o número de xícaras e o número de copos
que estão dentro de um armário é 2/7. Sabendo que o nú-
mero de copos dentro do armário é 42, então a diferença
entre o número de copos e o número de xícaras desse
armário, nessa ordem, é

  • A)22.
  • B)25.
  • C)28.
  • D)30.
  • E)33.
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é D)

O problema apresenta uma razão entre o número de xícaras e copos em um armário, especificamente 2/7. Sabendo que há 42 copos, podemos resolver a questão da seguinte maneira:

Se a razão entre xícaras (X) e copos (C) é 2/7, temos a proporção:

X / C = 2 / 7

Sabendo que C = 42, substituímos na equação:

X / 42 = 2 / 7

Para encontrar X, multiplicamos ambos os lados por 42:

X = (2 / 7) * 42

X = 2 * 6

X = 12

Agora, calculamos a diferença entre o número de copos e xícaras:

Diferença = C - X

Diferença = 42 - 12

Diferença = 30

Portanto, a alternativa correta é:

  • D) 30.
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Questão 20

Uma pessoa recebeu um abono de R$ 520,00 e separou 3/8  dessa quantia para dividir igualmente entre seus três
filhos. O valor que cada um dos filhos recebeu foi

  • A)R$ 65,00.
  • B)R$ 68,00.
  • C)R$ 70,00
  • D)R$ 73,00.
  • E)R$ 75,00.
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é A)

Uma pessoa recebeu um abono de R$ 520,00 e separou 3/8 dessa quantia para dividir igualmente entre seus três filhos. O valor que cada um dos filhos recebeu foi:

  • A) R$ 65,00.
  • B) R$ 68,00.
  • C) R$ 70,00
  • D) R$ 73,00.
  • E) R$ 75,00.

Para resolver o problema, primeiro calculamos quanto representa 3/8 de R$ 520,00:

(3/8) * 520 = (3 * 520) / 8 = 1560 / 8 = R$ 195,00

Esse valor de R$ 195,00 foi dividido igualmente entre os três filhos:

195 / 3 = R$ 65,00

Portanto, cada filho recebeu R$ 65,00, tornando a alternativa A) a correta.

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