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Questões Sobre O Desenvolvimento dos Conceitos Científicos na Infância - Pedagogia - concurso

Questão 31

Sobre o conhecimento histórico na Educação Infantil, NÃO é
correto afirmar que:

  • A)os conceitos históricos são desenvolvidos por meio de brincadeiras, canções, contos, lendas e mitos.
  • B)o estudo do conhecimento histórico ocorre de maneira disciplinar, pois, na Educação Infantil, os conteúdos são divididos em disciplinas.
  • C)a organização do cotidiano em atividades de rotina leva as crianças a compreenderem padrões de ordenação do tempo.
  • D)investigar músicas e brincadeiras do tempo em que pais e avós eram crianças favorece a compreensão de conhecimento histórico.
  • E)visitar museus e passear pelo bairro também são atividades que favorecem a construção de conhecimento histórico na Educação Infantil.
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A alternativa correta é B)

O conhecimento histórico na Educação Infantil é trabalhado de forma lúdica e integrada, sem a fragmentação disciplinar típica do ensino fundamental ou médio. A alternativa B) está incorreta porque afirma que o estudo do conhecimento histórico ocorre de maneira disciplinar na Educação Infantil, o que não condiz com a abordagem pedagógica dessa etapa.

Na Educação Infantil, o aprendizado histórico se dá por meio de vivências, brincadeiras, narrativas e experiências cotidianas, como mencionado nas demais alternativas. A rotina, os contos, as músicas e as atividades exploratórias (como visitas a museus ou passeios pelo bairro) são ferramentas essenciais para ajudar as crianças a construírem noções de tempo, memória e identidade, sem a rigidez de disciplinas isoladas.

Portanto, a afirmação de que os conteúdos são divididos em disciplinas na Educação Infantil é equivocada, tornando a alternativa B) a resposta correta para a questão proposta.

Questão 32

Analise as assertivas sobre o desenvolvimento da noção de
tempo pela criança e marque a alternativa CORRETA.

I- A rotina na Educação Infantil configura-se como um importante
instrumento de construção do tempo pela criança.

II- A criança pode marcar a passagem do tempo através dos
acontecimentos diários: hora da
brincadeira, do lanche, do descanso, etc.

III- Expressões subjetivas, como: passou rápido, passou
devagar, está demorando, permitem que a criança interaja com a
noção de tempo.

IV- Para a criança pequena, o tempo ainda não é o cronológico,
mas o da sequência de procedimentos.

  • A)Somente as assertivas I e II estão corretas.
  • B)Somente as assertivas II e III estão corretas.
  • C)Somente as assertivas III e IV estão corretas.
  • D)Somente as assertivas I e IV estão corretas.
  • E)Todas as assertivas estão corretas.
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A alternativa correta é E)

Analise as assertivas sobre o desenvolvimento da noção de tempo pela criança e marque a alternativa CORRETA.

I- A rotina na Educação Infantil configura-se como um importante instrumento de construção do tempo pela criança.

II- A criança pode marcar a passagem do tempo através dos acontecimentos diários: hora da brincadeira, do lanche, do descanso, etc.

III- Expressões subjetivas, como: passou rápido, passou devagar, está demorando, permitem que a criança interaja com a noção de tempo.

IV- Para a criança pequena, o tempo ainda não é o cronológico, mas o da sequência de procedimentos.

  • A) Somente as assertivas I e II estão corretas.
  • B) Somente as assertivas II e III estão corretas.
  • C) Somente as assertivas III e IV estão corretas.
  • D) Somente as assertivas I e IV estão corretas.
  • E) Todas as assertivas estão corretas.

O gabarito correto é E).

Questão 33

A respeito da construção de conhecimentos matemáticos na
Educação Infantil, assinale a alternativa cujas atividades
contribuem para a criança compreender a passagem do tempo e
a ordem numérica, como também determinar o antecessor ou o
sucessor de um numeral.

  • A)Atividades com sólidos geométricos.
  • B)Atividades com calculadora.
  • C)Atividades com fita métrica.
  • D)Atividades com calendário.
  • E)Atividades de culinária.
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A alternativa correta é D)

A construção de conhecimentos matemáticos na Educação Infantil deve considerar atividades que estimulem a compreensão de conceitos como a passagem do tempo e a ordem numérica, além de noções de antecessor e sucessor. Entre as opções apresentadas, a alternativa D) Atividades com calendário é a mais adequada, pois o uso do calendário permite que a criança visualize a sequência dos dias, semanas e meses, compreendendo a ordem cronológica e a contagem numérica.

O calendário é uma ferramenta pedagógica que auxilia no reconhecimento de padrões temporais, como antes, durante e depois, além de possibilitar a identificação de números em sequência e suas relações (antecessor e sucessor). Enquanto outras atividades, como as envolvendo sólidos geométricos, calculadora ou fita métrica, abordam diferentes aspectos matemáticos, o calendário está diretamente ligado à noção de tempo e ordenação numérica, fundamentais para o desenvolvimento lógico-matemático na infância.

Portanto, a resposta correta é D) Atividades com calendário, já que essa prática promove de forma concreta e contextualizada a aprendizagem dos conceitos mencionados.

Questão 34

Assinale a alternativa com o que não é correto afirmar a respeito
do desenvolvimento das noções de tempo e espaço pela criança.

  • A)As noções de tempo e espaço estão nas atividades mais cotidianas e podem ser exploradas com as crianças a fim de promover o seu desenvolvimento.
  • B)A construção da noção de espaço e tempo é um dos elementos fundamentais que constituem a inteligência da criança pequena.
  • C)A rotina na Educação Infantil configura-se como um importante instrumento de construção da noção de tempo.
  • D)O bebê tem a noção elementar de dia ou de noite e é capaz de regular seu sono em função disso.
  • E)O corpo constitui-se em ponto de partida de toda noção de espaço e tempo.
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A alternativa correta é D)

O desenvolvimento das noções de tempo e espaço na criança é um processo complexo e gradual, influenciado por experiências cotidianas e estímulos pedagógicos. A alternativa D) é a incorreta, pois afirma que o bebê possui uma noção elementar de dia ou noite e consegue regular seu sono com base nisso, o que não condiz com a realidade. Bebês ainda não têm a capacidade cognitiva para compreender e regular seu sono conforme os ciclos de dia e noite, sendo essa uma habilidade que se desenvolve posteriormente.

As demais alternativas apresentam afirmações corretas sobre o tema. A alternativa A) destaca a importância de explorar atividades cotidianas para o desenvolvimento dessas noções, enquanto a B) ressalta que a construção do espaço e tempo é fundamental para a inteligência infantil. A C) aponta a rotina como um instrumento essencial na Educação Infantil para a compreensão do tempo, e a E) reforça que o corpo é a base inicial para a percepção de espaço e tempo.

Portanto, a resposta incorreta é a D), que subestima a imaturidade cognitiva dos bebês em relação à percepção temporal.

Questão 35

Leia as duas asserções sobre a construção dos conhecimentos
matemáticos pela criança e observe a relação entre elas.

Para desenvolver os conceitos geométricos, as atividades
lúdicas permitem à criança interagir com o meio, bem como se
socializar com outras crianças, promovendo assim não somente
o desenvolvimento cognitivo, como também a socialização.

POIS

Brincar e realizar atividades concretas faz com que as crianças,
ao manipularem os materiais, consigam construir suas
aprendizagens com significação e apreendam os conceitos
geométricos na interação com os outros.

  • A)A primeira é uma asserção falsa, e a segunda é verdadeira.
  • B)A primeira é uma asserção verdadeira, e a segunda é falsa.
  • C)As duas são asserções falsas, ainda que apresentem temática semelhante.
  • D)As duas são proposições verdadeiras e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
  • E)As duas são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa da primeira.
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A alternativa correta é D)

O desenvolvimento dos conceitos matemáticos, especialmente no campo da geometria, é um processo que envolve não apenas a cognição, mas também a interação social e a experiência concreta. As duas asserções apresentadas abordam justamente essa relação entre o lúdico, a manipulação de materiais e a construção do conhecimento geométrico na infância.

A primeira asserção afirma que as atividades lúdicas permitem à criança interagir com o meio e se socializar, promovendo tanto o desenvolvimento cognitivo quanto a socialização. Essa proposição é verdadeira, pois está alinhada com as teorias de aprendizagem que destacam a importância do brincar e da interação para a construção do conhecimento.

A segunda asserção complementa a primeira ao explicar que, ao brincar e manipular materiais concretos, as crianças conseguem atribuir significado às suas aprendizagens e apreender conceitos geométricos por meio da interação com os outros. Essa afirmação também é verdadeira e está respaldada por estudos que mostram como a experiência prática e a colaboração facilitam a compreensão de conceitos abstratos.

A relação entre as duas asserções é de justificativa, pois a segunda explica como as atividades lúdicas e a interação promovem o desenvolvimento dos conceitos geométricos, detalhando o mecanismo mencionado na primeira. Portanto, ambas são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira, o que torna a alternativa D) a resposta adequada.

Questão 36

Observe as assertivas sobre o cotidiano na construção do
conhecimento geográfico e a relação entre ambas.

I- A Geografia aborda a organização espacial como objeto de
estudo sem se preocupar com o espaço no qual os sujeitos
interagem.

Por conseguinte,

II- as interações dos alunos com o seu ambiente, assim como
suas experiências vividas, devem ser levadas em consideração,
a fim de analisar na sala de aula as práticas efetivas do cotidiano
dos homens.

  • A)A primeira é uma assertiva verdadeira, e a segunda é falsa.
  • B)A primeira é uma assertiva falsa, e a segunda é verdadeira.
  • C)As duas são assertivas falsas, ainda que apresentem temática semelhante.
  • D)As duas são assertivas verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
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A alternativa correta é B)

O estudo da Geografia vai além da simples análise da organização espacial, envolvendo também as dinâmicas humanas e sociais que moldam o espaço. A primeira assertiva afirma que a Geografia não se preocupa com o espaço de interação dos sujeitos, o que é incorreto, pois a disciplina justamente investiga como as relações humanas transformam e são transformadas pelo espaço. Portanto, a assertiva I é falsa.

Já a segunda assertiva destaca a importância de considerar as experiências e interações dos alunos com seu ambiente, algo essencial para uma abordagem geográfica crítica e significativa. Essa perspectiva valoriza o cotidiano como ferramenta pedagógica, permitindo que os alunos relacionem teoria e prática. Dessa forma, a assertiva II é verdadeira.

Assim, a alternativa correta é a B), pois a primeira assertiva é falsa, enquanto a segunda é verdadeira. A Geografia, enquanto ciência, não pode ignorar as relações humanas no espaço, e a educação geográfica deve incorporar as vivências dos estudantes para uma aprendizagem mais contextualizada e reflexiva.

Questão 37

Identifique o que é correto afirmar sobre o cotidiano na
construção do conhecimento histórico.

  • A)O cotidiano pode ser utilizado como objeto de estudo escolar pelas possibilidades que oferece de visualizar as transformações realizadas por homens comuns.
  • B)A proposta do estudo do cotidiano é que se desenvolvam estudos unicamente do passado, identificando as principais datas comemorativas previstas no calendário.
  • C)Perceber o cotidiano como espaço privilegiado das transformações históricas possibilita que os alunos percebam os heróis como sujeitos da História.
  • D)A história do cotidiano pode ser bastante útil em sala de aula, servindo como mera motivação para o estudo do passado.
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A alternativa correta é A)

O cotidiano desempenha um papel fundamental na construção do conhecimento histórico, especialmente no contexto escolar. A alternativa A) está correta ao destacar que o cotidiano pode ser utilizado como objeto de estudo, pois permite visualizar as transformações realizadas por homens comuns, ampliando a compreensão da História para além dos grandes eventos e figuras tradicionais.

As demais alternativas apresentam equívocos conceituais. A alternativa B) reduz o estudo do cotidiano a uma abordagem limitada, focada apenas no passado e em datas comemorativas, ignorando sua riqueza como ferramenta de análise das experiências humanas. Já a alternativa C) mantém uma visão tradicional ao centrar a narrativa nos heróis, contradizendo a proposta de valorizar os sujeitos comuns. Por fim, a alternativa D) subestima o potencial do cotidiano, tratando-o como mero recurso motivacional, quando na verdade ele é um eixo central para a compreensão das dinâmicas históricas.

Portanto, a abordagem do cotidiano na História deve privilegiar a análise das práticas, relações e transformações protagonizadas pela sociedade, conforme corretamente indicado na alternativa A).

Questão 38

Analise as assertivas acerca do desenvolvimento da noção de
espaço pela criança e marque a alternativa correta.

I- O desenvolvimento da noção espacial nas crianças condiciona
sua localização no ambiente.

II- Ao desenvolver a noção espacial, a criança cria a ideia de sua
dimensão corporal.

III- Até 2 anos de idade, a noção de espaço se refere às
possibilidades de deslocamento.

IV- De 2 a 6 anos de idade, a criança entende o espaço concreto
dos lugares que frequenta.

V- Os passeios estimulam na criança o desenvolvimento do
conceito de espaço.

  • A)Somente as assertivas I, II, III e IV estão corretas.
  • B)Somente as assertivas I, II, IV eV estão corretas.
  • C)Somente as assertivas II, III, IV eV estão corretas.
  • D)Todas as assertivas estão corretas.
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A alternativa correta é D)

O desenvolvimento da noção de espaço na criança é um processo complexo e fundamental para sua interação com o mundo. As assertivas apresentadas abordam diferentes aspectos desse desenvolvimento, e todas estão corretas, conforme indicado pelo gabarito (alternativa D).

A primeira assertiva (I) destaca que a noção espacial condiciona a localização da criança no ambiente, o que é essencial para sua autonomia e segurança. Já a segunda (II) ressalta a relação entre o espaço e a dimensão corporal, pois a criança começa a compreender seu corpo como parte integrante do espaço que ocupa.

A terceira assertiva (III) afirma que, até os 2 anos, a noção de espaço está ligada ao deslocamento, fase em que a criança explora o mundo por meio do movimento. Entre 2 e 6 anos (IV), ela passa a entender o espaço concreto dos lugares que frequenta, desenvolvendo uma percepção mais estruturada do ambiente.

Por fim, a quinta assertiva (V) reforça que os passeios são estímulos importantes para o desenvolvimento espacial, pois ampliam as experiências da criança e a ajudam a construir referências geográficas e afetivas.

Portanto, todas as assertivas estão corretas, evidenciando como a noção de espaço se desenvolve de forma gradual e interligada na infância.

Questão 39

No que se refere ao desenvolvimento de noções pela criança,
assinale a alternativa com a palavra que completa
adequadamente a lacuna do trecho seguinte:

“A compreensão da noção de _______ é essencial para a
compreensão da História que supõe essa noção, sob o duplo
aspecto da avaliação da duração e da seriação dos
acontecimentos. Essa noção ajuda as crianças na compreensão
do passado, no entanto, inicialmente, as crianças veem o
passado com os olhos do presente.”

  • A)tempo.
  • B)forma.
  • C)espaço.
  • D)número.
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A alternativa correta é A)

O desenvolvimento de noções fundamentais na infância é um processo crucial para a construção do conhecimento, especialmente em áreas como a compreensão histórica. O trecho apresentado destaca a importância de uma noção específica para que a criança possa entender a História em sua complexidade, considerando tanto a duração quanto a ordenação dos eventos ao longo do tempo.

A alternativa correta, que preenche adequadamente a lacuna do texto, é a letra A) tempo. Isso porque a noção de tempo é essencial para a compreensão histórica, permitindo que a criança organize mentalmente os acontecimentos em sequência e avalie sua duração. Sem essa noção, a percepção do passado fica limitada, já que, como mencionado no texto, inicialmente as crianças interpretam o passado a partir de uma visão presente.

As demais alternativas, embora relevantes em outros contextos de aprendizagem, não se aplicam diretamente à questão proposta. A noção de forma (B) está mais relacionada ao campo da geometria, a de espaço (C) à geografia, e a de número (D) à matemática. Portanto, a resposta correta é, de fato, tempo, pois é esse conceito que estrutura a compreensão histórica na infância.

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Questão 40

Analise as assertivas sobre a construção dos conhecimentos
científicos pela criança e assinale a alternativa correta.

I- A ciência, como constructo intelectual, promove o
desenvolvimento infantil e contribui significativamente para o
desenvolvimento de outras áreas, como a da linguagem e da
matemática.

II- As idéias das crianças sobre o mundo que as rodeia são
construídas durante os primeiros anos de escolarização, não
ensinar Ciências às crianças pode privá-las de um contato mais
sistematizado com a realidade.

III- Trabalhar as descobertas e os conhecimentos científicos com
as crianças, de forma individualizada, evidencia que sua
construção ocorre em um processo conjunto, envolvendo
alunos, professor e outros possíveis sujeitos.

IV- Cabe ao professor, no contexto escolar, fazer conexões entre
os conhecimentos prévios das crianças (conceitos cotidianos) e
os conteúdos a serem explorados nos seus diferentes graus de
complexidades (conceitos científicos).

  • A)Estão corretas apenas as assertivas I, II, III.
  • B)Estão corretas apenas as assertivas I, II, IV.
  • C)Estão corretas apenas as assertivas II, III, IV.
  • D)Estão corretas todas as assertivas.
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A alternativa correta é B)

A construção do conhecimento científico na infância é um processo fundamental para o desenvolvimento cognitivo e intelectual da criança. As assertivas apresentadas abordam diferentes aspectos desse processo, destacando a importância da ciência na formação infantil e o papel do ensino nessa construção.

A primeira assertiva (I) está correta, pois a ciência, como constructo intelectual, de fato contribui para o desenvolvimento infantil e estimula outras áreas do conhecimento, como linguagem e matemática, promovendo uma aprendizagem interdisciplinar.

A segunda assertiva (II) também está correta, uma vez que as ideias das crianças sobre o mundo começam a se estruturar nos primeiros anos escolares. A ausência do ensino de Ciências pode limitar seu contato com explicações sistematizadas sobre a realidade, prejudicando sua compreensão do mundo.

A terceira assertiva (III) está incorreta, pois o texto sugere que o trabalho com conhecimentos científicos deve ser individualizado, enquanto a construção do conhecimento ocorre de forma coletiva, envolvendo alunos, professores e outros atores. O processo de aprendizagem científica é social e colaborativo, não restrito a uma abordagem individual.

Por fim, a quarta assertiva (IV) está correta, pois o professor tem o papel essencial de mediar a conexão entre os conceitos cotidianos das crianças e os conceitos científicos, facilitando a transição do conhecimento espontâneo para o conhecimento sistematizado.

Portanto, a alternativa correta é B) Estão corretas apenas as assertivas I, II, IV, pois a assertiva III apresenta uma visão equivocada sobre a construção do conhecimento científico na infância.

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