Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

A metodologia para a realização da perícia psicológica forense pode variar de acordo com cada profissional e em função da demanda a ser investigada. Mesmo diante dessa possibilidade, a literatura sugere alguns procedimentos fundamentais. Esses procedimentos são, respectivamente:

Continua após a publicidade..

Resposta:

A alternativa correta é letra C) Iniciação do caso; preparação do expediente; coleta de dados; avaliação de necessidade; seleção de estratégias; e, informe propriamente dito.

 

A metodologia para a realização da perícia psicológica forense pode variar de acordo com cada profissional e em função da demanda a ser investigada. Mesmo diante dessa possibilidade, a literatura sugere alguns procedimentos fundamentais. Esses procedimentos são, respectivamente:

 

A questão está baseada no seguinte texto:

 

"UMA PROPOSTA DE METODOLOGIA PARA A PERÍCIA FORENSE

 

Iniciação do caso

 

A forma de iniciar o caso dependerá da origem do contato com o psicólogo. Se ele for contratado pela parte litigante, isto é, por um advogado que esteja cuidando do caso, deverá manter contato com o mesmo de modo a tomar ciência dos objetivos do processo, ainda que seja o cliente o primeiro a procurá-lo. No caso de ser designado pelo juiz, deverá solicitar os autos processuais para análise e conhecimento dos quesitos formulados. O contato com o juiz poderá ocorrer, ainda que não seja a prática mais freqüente.

(...)

 

Preparação do expediente

 

As perícias forenses freqüentemente alcançam grande complexidade de dados e informações. Por isso, o autor salienta a necessidade de organização do material de expediente, considerando as características próprias quanto aos conteúdos que deverão ser valorizados: 

(...)

Coleta de dados

 

A investigação pericial deve se utilizar de todos os recursos metodológicos disponíveis, ainda que seja adequado se avaliar a utilidade e possibilidade de explorações complexas. A coleta de dados deve ser orientada de forma a cobrir os quesitos formulados, mas sem se restringir estritamente a eles, evitando a distorção metodológica e a incapacidade de responder novos quesitos relacionados ao caso ou detalhes mais específicos.

(...)

Avaliação de necessidades

 

Nesta etapa, o psicólogo forense avalia se os dados que obteve no curso de suas primeiras investigações são adequados ou não às necessidades propostas pelas “perguntas hipotéticas” (quesitos) e, em conseqüência, passa a formular novos objetivos de exploração ou a justificar a impossibilidade de abordagem destes.

 

Seleção de estratégias

 

A discussão sobre a seleção de estratégias realiza-se tanto na etapa de coleta de dados como na de avaliação de necessidades. A escolha e a implementação de certas estratégias deve orientar-se pelas seguintes questões:

(...)

O informe pericial propriamente dito

 

É importante salientar que a intervenção do psicólogo nas perícias forenses se resumirá, na maior parte das vezes, ao laudo emitido. Apesar da importância deste documento, é na área judicial que ainda se encontra o maior nível de conflitos para a realização do mesmo. Com o fim de minimizar essas dificuldades, o autor sugere que sejam observados alguns pontos: (...)"

 

Fonte: "Psicodiagnóstico-V" (Cunha)

 
 

Com isso, encontramos a resposta na Letra C.


a)  Avaliação de necessidade; preparação do expediente; iniciação do caso; coleta de dados; seleção de estratégias; e, informe propriamente dito.


b)  Seleção de estratégias; preparação do expediente; coleta de dados; iniciação do caso; avaliação de necessidade; e, informe propriamente dito.


c)  Iniciação do caso; preparação do expediente; coleta de dados; avaliação de necessidade; seleção de estratégias; e, informe propriamente dito.


d)  Preparação do expediente; iniciação do caso; avaliação de necessidade; seleção de estratégias; coleta de dados; e, informe propriamente dito.


e)  Iniciação do caso; avaliação de necessidade; preparação do expediente; seleção de estratégias; coleta de dados; e, informe propriamente dito.

Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Continua após a publicidade..