Acerca dos conceitos de pluridisciplinaridade, interdisciplinaridade e transdisciplinaridade, em termos do direito e da psicologia, segundo Pinheiro (2013), julgue os itens que a seguir.
I A pluridisciplinaridade diz respeito a um fenômeno jurídico que pode ser analisado de forma autônoma por disciplinas científicas diversas, como a psicologia e o direito, que, no caso do criminoso imputável ou inimputável, o direito oferecendo o conceito e a psicologia trabalhando de forma prática para distinguir os criminosos uns dos outros.
II A interdisciplinaridade envolve a integração teórica e prática de duas disciplinas científicas, e a psicologia jurídica pode ser um exemplo desta integração, pois envolve conhecimentos do direito e da psicologia integrados.
III A transdisciplinaridade abrange, além da colaboração entre as disciplinas entre si, um pensamento organizador que as congregue em um conhecimento maior.
Assinale a alternativa correta.
- A) Todos os itens estão certos.
- B) Apenas os itens I e III estão certos.
- C) Apenas o item II está certo.
- D) Apenas o item I está certo.
- E) Nenhum item está certo.
Resposta:
A alternativa correta é letra B) Apenas os itens I e III estão certos.
Pinheiro (2013) aborda os conceitos de pluridisciplinaridade, interdisciplinaridade e transdisciplinaridade. O item I está correto ao explicar a pluridisciplinaridade como a análise autônoma de um fenômeno por diversas disciplinas científicas, como o direito e a psicologia, que contribuem de forma independente para a compreensão do tema. O item II está incorreto, pois a interdisciplinaridade não implica apenas na integração teórica e prática de duas disciplinas, mas sim na integração de várias disciplinas. O item III está correto ao descrever a transdisciplinaridade como uma abordagem que vai além da colaboração entre disciplinas, buscando um conhecimento maior que as englobe. Portanto, a alternativa correta é a letra B, pois apenas os itens I e III estão corretos, conforme definido por Pinheiro (2013).
Deixe um comentário