Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

De acordo com Messa (2010): “A Psicopatologia é a ciência que estuda os estados mentais patológicos do ser humano. O termo é de origem grega; psykhé significa espírito, e patologia, estado das doenças e seus sintomas.” (MESSA, 2010, p. 36). Levando em consideração a autora, analise as afirmativas abaixo.

I. Os transtornos da personalidade se caracterizam pelo comprometimento de características normais que podem prejudicar a adaptação do indivíduo às situações.

II. As modificações de personalidade podem ser duradouras e ocorrer após uma experiência catastrófica.

III. O estudo de comportamentos patológicos e estados psíquicos anormais não podem auxiliar a entender a conduta das partes e das testemunhas.

Estão corretas as afirmativas:

Continua após a publicidade..

Resposta:

A alternativa correta é letra A)  I e II apenas

Gabarito: Letra A

De acordo com Messa (2010): “A Psicopatologia é a ciência que estuda os estados mentais patológicos do ser humano. O termo é de origem grega; psykhé significa espírito, e patologia, estado das doenças e seus sintomas.” (MESSA, 2010, p. 36). Levando em consideração a autora, analise as afirmativas abaixo.

 

Certo! Essa é uma forma possível de definir os transtornos de personalidade.

 “Os chamados “transtornos de personalidade” nada mais são que padrões de comportamento profundamente arraigados que se manifestam como respostas inflexíveis a uma ampla série de situações pessoais e sociais. De acordo com Fiorelli e Mangini (2009), a inflexibilidade não está associada a uma doença cerebral ou a algum transtorno mental, mas está relacionada a uma matriz comportamental, comprometendo o funcionamento, social ou ocupacional, de modo significativo, além de vir acompanhada de sofrimento subjetivo. A palavra-chave no que diz respeito ao transtorno de personalidade é comprometimento. Esse comprometimento repercute negativamente no físico e na psique do indivíduo. Quando o sujeito “atua”, ou seja, age sob o estado de transtorno, pode gerar prejuízos a si mesmo e à coletividade em que se encontra inserido, exigindo a atuação do Poder Público ou do direito para a solução do problema.”

 

Certo! O CID classifica essas mudanças de personalidade após experiência catastrófica sob o código F62.0

 

Errado. Pelo contrário, esse estudo pode ser fundamental para entender a conduta das partes e testemunhas.

 

Nosso gabarito é Letra A

Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Continua após a publicidade..