Segundo Bernat (in PAULO, 2012): “[…] adotar bem além de um ato jurídico, é um ato de desejo que põe em jogo a falta daquele que requer a adoção, bem como daquele que está por ser adotado”. (PAULO, 2012, p. 115). Analise as afirmativas abaixo, levando em consideração o autor.
I. A realização de um trabalho de escuta cuidadosa pode vir a evitar muitos impasses que se verificam em alguns casos.
II. Do lado dos candidatos a pais adotivos, precisamos escutar o que os motiva a realizar o ato de adoção.
III. Para adotar uma criança é preciso um espaço de não saber, em que possa haver a construção de um laço atento à singularidade do desejo que motiva este ato por parte dos pais e os traços que essa criança traz consigo.
Estão corretas as afirmativas:
- A) I apenas
- B) II e III apenas
- C) I e II apenas
- D) I, II e III
Resposta:
A alternativa correta é letra D) I, II e III
Gabarito: Letra D
Certo! Veja:
“A realização de um trabalho de escuta cuidadoso pode vir a evitar muitos impasses que se verificam em alguns casos. Esses casos acabam por chegar a tratamento psicanalítico e, neles, se presentificam dificuldades que se manifestam de forma quase insuportável.”
Certo! Veja:
“Do lado dos candidatos a pais adotivos, precisamos escutar o que os motiva a realizar o ato da adoção. Muitas vezes, esse ato é motivado pela "infertilidade" do casal, diagnóstico pouco claro que pode mascarar pontos importantes de desencontro deste mesmo casal, que podem permanecer intocados se respondemos de pronto com a autorização para a adoção de uma criança. “
Certo! Veja:
“Para adotar uma criança, é preciso um espaço de não saber, em que possa haver a construção de um laço atento à singularidade do desejo que motiva este ato por parte dos pais e dos traços que essa criança já traz consigo, mesmo que seja ainda um bebê. Ou seja, um trabalho para poder acolhê-la em sua singularidade.”
Nosso gabarito é Letra D.
Deixe um comentário