Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

A respeito da atuação do psicólogo no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), no âmbito do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), assinale a alternativa correta.

Continua após a publicidade..

Resposta:

A alternativa correta é letra B) Deve privilegiar a formação de estratégias grupais.

 

A respeito da atuação do psicólogo no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), no âmbito do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), assinale a alternativa correta.

 

Essa questão está baseada no documento do CFP "Nota técnica com parâmetros para atuação dos profissionais de psicologia no âmbito do sistema único de assistência social (SUAS)". Observe o seguinte trecho:

 

"B. Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV)

 

70) O SCFV é complementar à ação do PAIF e amplia a atuação de prevenção na proteção social básica. Além do caráter preventivo, o serviço possui caráter proativo, pautado na defesa e afirmação de direitos e no desenvolvimento de capacidades e potencialidades dos usuários, com vistas ao alcance de alternativas emancipatórias para o enfrentamento das vulnerabilidades sociais. Deve ser ofertado de modo a garantir as seguranças de acolhida e de convívio familiar e comunitário, além de estimular o desenvolvimento da autonomia dos usuários. A atuação da psicóloga e do psicólogo, deve privilegiar estrategias grupais, no SCFV propiciar espaços com características socioeducativas, lúdicas e socioculturais, que atendam as diferentes necessidades de convivência próprias a cada momento do ciclo de vida.

 

71) O SCFV tem a potência de trabalhar com atividades criativas, artísticas, folclóricas, étnicas e, portanto, culturais. Não são um fim em si mesmas, são estratégias metodológicas que favorecem a convivência. Produzem vivências de sensibilidade, de sentido estético, afirmam singularidades individuais, comunitárias e políticas. São alternativas à a cultura do entretenimento baseada no consumo e massificado. O trabalho de psicólogas e psicólogos pode enriquecer o planejamento e a produção dessas atividades, acompanhando o trabalho de educadores sociais, proporcionando apoio às suas ações, ao planejamento global desse serviço, e estando atento aos aspectos familiares e grupais que compõe as relações no SCFV em articulação com o PAIF. É importante ressaltar que a orientação técnica do SCFV orienta a constituição de referência técnica para esse serviço fora da equipe de referência técnica do PAIF."

 

Com base nisso, nota-se que a única alternativa que está de acordo com o documento supracitado é a Letra B. 


a)  Deve privilegiar atendimentos psicoterapêuticos individuais.


b)  Deve privilegiar a formação de estratégias grupais.


c)  Deve privilegiar um dado momento do ciclo de vida.


d)  Deve favorecer a dependência do usuário em relação ao SCFV.


e)  Deve evitar recursos metodológicos que propiciem vivências de sensibilidade.

Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Continua após a publicidade..