Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

A respeito da comunicação e do relacionamento interpessoais, julgue o item que se segue.

 

A codificação feita por diferentes pessoas acerca dos comportamentos emitidos por terceiros implica a seletividade de aspectos abstraídos do todo e a possível interpretação múltipla de um mesmo fenômeno.

Continua após a publicidade..

Resposta:

A alternativa correta é letra B) Errado

Gabarito: ERRADO

 

Antes de analisarmos o erro do item em questão, precisamos conhecer os elementos básicos envolvidos no processo de comunicação. Bohrer (2013) menciona que o Esquema de Comunicação possui os seguintes elementos:

  • Emissor: corresponde a fonte da comunicação ou aquele que emite a mensagem;
  • Receptor:  seria aquele que recebe a informação transmitida pelo emissor;
  • Mensagem: diz respeito ao conteúdo, ou a informação que se transmite e se recebe.
  • Canal: parte material que viabiliza a comunicação. Por exemplo, o ar, no caso da da comunicação verbal;
  • Código: seria o conjunto de sinais ou signos, que mediante determinadas regras são utilizados para se transmitir as mensagens. O código deve ser compartilhado pelos envolvidos na comunicação;
  • Contexto: corresponde ao espaço que envolve a situação de comunicação.

Considerando os elementos listados no esquema de comunicação, acompanhe agora a colocação feita por Bordenave (1995, p. 20), sobre a interação entre eles:

“Na comunicação há sempre uma intenção básica: como fonte codificadora, certamente a pessoa espera que o receptor selecione sua mensagem, a compreenda, a aceite e, finalmente, a aplique. O receptor decodificador, por sua vez, também tem uma intenção básica: deseja selecionar o que é importante para ele, entender, avaliar para decidir se aceita ou não, e aplicar o que achar válido na mensagem”


 

Com base no raciocínio desenvolvido vamos a análise do item:

 

A codificação feita por diferentes pessoas acerca dos comportamentos emitidos por terceiros implica a seletividade de aspectos abstraídos do todo e a possível interpretação múltipla de um mesmo fenômeno.

 

Os comportamentos emitidos por terceiros são decodificados, e não codificados pelo receptor, conforme afirmou a questão. Em se tratando de comunicação (não esqueça isso) a emissão está relacionada a fonte codificadora, e a decodificação ao receptor da mensagem. Contudo, vale ressaltar que a segunda parte da questão sobre “a seletividade de abstração e a possível interpretação múltipla de um mesmo fenômeno”, não está incorreta, já que o receptor seleciona e interpreta o conteúdo, de acordo com o que considera relevante.

 

 

Fontes citadas

 

Bohrer, L. C. T. Psicologia do trabalho. Santa Maria, UFSM, CTISM, Rede e-Tec Brasil, 2013.

 

Bordenave,  J.E.  D. Além  dos meios  e mensagens: introdução  à  comunicação  como processo,  tecnologia,  sistema  e  ciência.  5.  ed.Rio de Janeiro: Vozes, 1995.

Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Continua após a publicidade..