Analise a afirmativa a seguir e assinale a alternativa INCORRETA.
A atuação do psicólogo nas diversas ações em políticas públicas tem como base:
- A) a compreensão da dimensão subjetiva dos fenômenos sociais e coletivos, sob diferentes enfoques teóricos e metodológicos, com o objetivo de problematizar e propor ações no âmbito social.
- B) a utilização restrita e prioritária da prática da psicoterapia individual, estimulando, assim, o conhecimento de cada indivíduo isoladamente na sociedade.
- C) a contribuição para a quebra dos ciclos de vulnerabilidade social, fortalecendo os vínculos, as redes de apoio social e a autonomia dos sujeitos.
- D) a compreensão crítica dos fenômenos sociais, econômicos, culturais e políticos do país, fundamentais ao exercício da cidadania e da profissão.
- E) o respeito à ética nas relações com clientes, usuários (as), colegas e o público, bem como na produção e divulgação de pesquisas, trabalhos e informações e pelo aprimoramento contínuo.
Resposta:
A alternativa correta é letra B) a utilização restrita e prioritária da prática da psicoterapia individual, estimulando, assim, o conhecimento de cada indivíduo isoladamente na sociedade.
Gabarito: Letra B
Analise a afirmativa a seguir e assinale a alternativa INCORRETA.
A atuação do psicólogo nas diversas ações em políticas públicas tem como base:
a) a compreensão da dimensão subjetiva dos fenômenos sociais e coletivos, sob diferentes enfoques teóricos e metodológicos, com o objetivo de problematizar e propor ações no âmbito social.
Certo! É fundamental que o psicólogo se fundamente nessa compreensão, para que seu trabalho seja contextualizado.
“A partir desses compromissos éticos, entende-se que a atuação dos psicólogos e psicólogas no Suas deve estar fundamentada na compreensão da dimensão subjetiva dos fenômenos sociais e coletivos, sob diferentes enfoques teóricos e metodológicos, com o objetivo de problematizar e propor ações no âmbito social (CFP/CEFESS, 2007).”
b) a utilização restrita e prioritária da prática da psicoterapia individual, estimulando, assim, o conhecimento de cada indivíduo isoladamente na sociedade.
Errado. Pelo contrário, o trabalho do psicólogo em ações de políticas públicas deve priorizar intervenções grupais, que valorizem o convívio da comunidade.
c) a contribuição para a quebra dos ciclos de vulnerabilidade social, fortalecendo os vínculos, as redes de apoio social e a autonomia dos sujeitos.
Certo! A psicologia tem como um de seus objetivos contribuir para a quebra desses ciclos.
“Além disso, aponta-se para a importância da Psicologia na construção de espaços de organização social e familiar de modo a contribuir para a quebra dos ciclos de vulnerabilidade social, fortalecendo os vínculos, as redes de apoio social e a autonomia dos sujeitos.”
d) a compreensão crítica dos fenômenos sociais, econômicos, culturais e políticos do país, fundamentais ao exercício da cidadania e da profissão.
Certo! Veja:
“Nesse sentido, a atuação do psicólogo e da psicóloga deve se nortear pela compreensão crítica dos fenômenos sociais, econômicos, culturais e políticos do país, fundamentais ao exercício da cidadania e da profissão, pelo respeito à ética nas relações com clientes, usuários (as), colegas e o público bem como na produção e divulgação de pesquisas, trabalhos e informações e pelo aprimoramento contínuo (BRASIL, 2004).”
e) o respeito à ética nas relações com clientes, usuários (as), colegas e o público, bem como na produção e divulgação de pesquisas, trabalhos e informações e pelo aprimoramento contínuo.
Certo! Essa informação está presente no trecho apresentado na alternativa anterior.
Nosso gabarito é Letra B
Fonte: Como Os Psicólogos E As Psicólogas Podem Contribuir Para Avançar O Sistema Único De Assistência Social (Suas) – Informações Para Gestoras E Gestores. Disponível em: http://crepop.pol.org.br/wp-content/uploads/2011/12/GestoresSuasfinanl-corrigido.pdf
Deixe um comentário