Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Analise a afirmativa a seguir e assinale a alternativa INCORRETA.

 

A atuação do psicólogo nas diversas ações em políticas públicas tem como base:

Continua após a publicidade..

Resposta:

A alternativa correta é letra B) a utilização restrita e prioritária da prática da psicoterapia individual, estimulando, assim, o conhecimento de cada indivíduo isoladamente na sociedade.

Gabarito: Letra B

Analise a afirmativa a seguir e assinale a alternativa INCORRETA.

 

A atuação do psicólogo nas diversas ações em políticas públicas tem como base:

a)  a compreensão da dimensão subjetiva dos fenômenos sociais e coletivos, sob diferentes enfoques teóricos e metodológicos, com o objetivo de problematizar e propor ações no âmbito social.

Certo! É fundamental que o psicólogo se fundamente nessa compreensão, para que seu trabalho seja contextualizado.

“A partir desses compromissos éticos, entende-se que a atuação dos psicólogos e psicólogas no Suas deve estar fundamentada na compreensão da dimensão subjetiva dos fenômenos sociais e coletivos, sob diferentes enfoques teóricos e metodológicos, com o objetivo de problematizar e propor ações no âmbito social (CFP/CEFESS, 2007).”

 

b)  a utilização restrita e prioritária da prática da psicoterapia individual, estimulando, assim, o conhecimento de cada indivíduo isoladamente na sociedade.

Errado. Pelo contrário, o trabalho do psicólogo em ações de políticas públicas deve priorizar intervenções grupais, que valorizem o convívio da comunidade.

 

c)  a contribuição para a quebra dos ciclos de vulnerabilidade social, fortalecendo os vínculos, as redes de apoio social e a autonomia dos sujeitos.

Certo! A psicologia tem como um de seus objetivos contribuir para a quebra desses ciclos.

“Além disso, aponta-se para a importância da Psicologia na construção de espaços de organização social e familiar de modo a contribuir para a quebra dos ciclos de vulnerabilidade social, fortalecendo os vínculos, as redes de apoio social e a autonomia dos sujeitos.”

 

d)  a compreensão crítica dos fenômenos sociais, econômicos, culturais e políticos do país, fundamentais ao exercício da cidadania e da profissão.

Certo! Veja:

“Nesse sentido, a atuação do psicólogo e da psicóloga deve se nortear pela compreensão crítica dos fenômenos sociais, econômicos, culturais e políticos do país, fundamentais ao exercício da cidadania e da profissão, pelo respeito à ética nas relações com clientes, usuários (as), colegas e o público bem como na produção e divulgação de pesquisas, trabalhos e informações e pelo aprimoramento contínuo (BRASIL, 2004).”

 

e)  o respeito à ética nas relações com clientes, usuários (as), colegas e o público, bem como na produção e divulgação de pesquisas, trabalhos e informações e pelo aprimoramento contínuo.

Certo! Essa informação está presente no trecho apresentado na alternativa anterior.

 

Nosso gabarito é Letra B

 

Fonte: Como Os Psicólogos E As Psicólogas Podem Contribuir Para Avançar O Sistema Único De Assistência Social (Suas) – Informações Para Gestoras E Gestores. Disponível em: http://crepop.pol.org.br/wp-content/uploads/2011/12/GestoresSuasfinanl-corrigido.pdf

Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Continua após a publicidade..