Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Com relação à psicologia, ao papel do psicólogo e às políticas públicas, assinale a opção correta.

Continua após a publicidade..

Resposta:

A alternativa correta é letra C) Práticas higienistas podem produzir sujeitos despolitizados e desimplicados das suas próprias condições de sujeito e construção de sua história.

Gabarito Letra C

 

Com relação à psicologia, ao papel do psicólogo e às políticas públicas, assinale a opção correta.


a) No âmbito da atuação do psicólogo nas políticas públicas, é fundamental o empreendimento de análises uniformizadoras das condutas dos usuários na tentativa de evitar campos conflituosos e divergentes de práticas psicológicas.
Errado. As políticas públicas valorizam cada indivíduo como único, e o psicólogo deve basear sua atuação no projeto terapêutico singular.

 

b) A atuação da equipe de saúde deve ser pautada num processo de ajustamento a fim de que possam ser propostas as intervenções necessárias.
Errado. A equipe de saúde se pauta na busca pelo empoderamento e concretização dos direitos do usuário, não buscando ajustá-lo às intervenções pré-programadas.

 

c) Práticas higienistas podem produzir sujeitos despolitizados e desimplicados das suas próprias condições de sujeito e construção de sua história.

Certo! As práticas higienistas ainda consideram o saber médico como superior aos outros envolvidos na saúde, e pretendem sanear e regular o espaço social, desconsiderando o sujeito e sua comunidade.


d) Na esfera da política pública, deve-se preconizar a lógica vertical do paradigma da multidisciplinaridade.
Errado. Nas políticas públicas, a lógica horizontal é que deve ser buscada.

 

e) Na esfera das políticas públicas, defende-se a centralização da consulta médica e condutas psicoterápicas individuais como intervenção na regulação de comportamentos inadequados.

Errado. Pelo contrário, são valorizados os atendimentos multidisciplinares e deve haver um foco em atendimentos grupais. No âmbito da proteção social, o psicólogo não realiza consultas psicoterapêuticas.

 

Nosso gabarito é Letra C.

Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Continua após a publicidade..