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Os temas abordados pela psicologia social incluem a compreensão do fenômeno da percepção e a maneira pela qual são construídos os julgamentos sobre os outros. Esse tipo de julgamento social é conhecido como

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Resposta:

A alternativa correta é letra A) formação de impressão.

Gabarito Letra A

 

Os temas abordados pela psicologia social incluem a compreensão do fenômeno da percepção e a maneira pela qual são construídos os julgamentos sobre os outros. Esse tipo de julgamento social é conhecido como
 

a) formação de impressão.
Certo! Veja:

Como decidimos que Sayreeta é um flerte, Jacob é detestável ou Hector é realmente um cara legal? O primeiro trabalho sobre cognição social examinou a formação da impressão, isto é, o processo pelo qual um indivíduo organiza informações sobre outra pessoa para formar uma impressão geral daquela pessoa. Em um estudo clássico, por exemplo, estudantes ficaram sabendo que iriam ouvir um palestrante convidado (Kelley, 1950). Os pesquisadores disseram a um grupo de estudantes que o palestrante era “uma pessoa bastante calorosa, aplicada, crítica, prática e determinada” e disseram ao segundo grupo que ele era “uma pessoa um tanto fria, aplicada, crítica, prática e determinada”. A simples substituição de “fria” por “calorosa” causou drásticas diferenças na maneira como os estudantes de cada grupo perceberam o palestrante, apesar de ele ter dado a mesma palestra no mesmo estilo em cada condição. Os estudantes a quem havia sido dito que ele era “caloroso” classificaram-no mais positivamente do que os estudantes a quem foi dito que ele era “frio”. Os achados desse experimento produziram outra pesquisa sobre a formação da impressão com base na maneira como as pessoas prestam particular atenção a certos traços incomumente importantes – conhecidos como traços centrais – para ajudá-las a formar uma impressão geral dos outros. Portanto, a descrição do palestrante como “aplicado” presumivelmente significava algo diferente quando era associada ao traço central “caloroso” do que quando estava associada a “frio” (Widmeyer & Loy, 1988; Glicksohn & Nahari, 2007; McCarthy & Skowronski, 2011).”

 

b) heurística.
Errado. A heurística faz parte desse processo.

A heurística. Para facilitar o processamento e uso das grandes quantidades de informação a que as pessoas estão expostas no cotidiano de suas vidas, elas desenvolvem “regras de conduta”, ou heurística. Tversky e Kahneman (1974) fizeram a distinção entre dois tipos de heurística, ambos os quais podem enviesar a formação de impressão e outros julgamentos sociais. Quando estamos usando a heurística representativa, o julgamento que fazemos sobre alguém é baseado na similaridade que essa pessoa tem com um membro “típico” de um grupo (p. ex., “ela se veste e se parece como uma advogada; logo, ela deve ser uma advogada”). A heurística de disponibilidade é a tendência de se utilizar aquela informação que é mais facilmente acessada na memória. Por exemplo, Srull e Wyer (1980) encontraram que os participantes de sua pesquisa tinham uma maior tendência a interpretar situações sociais ambíguas como uma “situação hostil” quando eram expostos a palavras que sugeriam hostilidade (p. ex., briga, discussão) antes de analisarem a situação. Embora a heurística nos auxilie em nossa convivência diária, ela também pode levar a erros de julgamento, uma vez que faz com que as pessoas ignorem informações importantes. Por exemplo, a falácia do comum (base rate fallacy) é a tendência a ignorar informações que se relacionam a características ou eventos que ocorrem com frequência na população (p. ex., crianças de rua).”

 

c) gerenciamento de impressão.
Errado. O gerenciamento de impressão se refere ao que os indivíduos fazem para melhorar sua impressão para os outros.

Já os psicólogos sociais interessados em gerenciamento de impressão (ou autoapresentação) identificaram várias estratégias (ou táticas comportamentais) que são usadas pelas pessoas para criarem uma imagem ou identidade aceita socialmente. Um dos métodos mais comuns de gerenciamento de impressão ficou conhecido como engraçamento (Snyder, 1987). Esse método refere -se a táticas que pessoas com pouco poder social usam para aumentar ou melhorar sua imagem aos olhos de outra pessoa que tem mais poder social do que elas e, assim, reduzir a diferença de poder entre as duas. Engraçamento inclui as técnicas de “melhoramento” ou “aumento”, tanto de si mesmo como dos outros. Exemplos dessa técnica são o elogio e a concordância. Outros métodos de gerenciamento de impressão são a intimidação, a autopromoção, a exemplificação (convencer os outros de que o indivíduo é uma boa pessoa) e suplicação (convencer os outros de que o indivíduo merece ou tem necessidade de algo)”

 

d) cognição social.
Errado. A formação de impressão, que é a resposta que buscamos aqui, faz parte dos estudos da cognição social.

 

e) protótipo.

Errado.

“Um protótipo representa uma tendência central ou um conjunto de objetos relativamente variáveis representativos de uma categoria. Os membros são percebidos como mais prototípicos quando ostentam um grande número dos fatores característicos daquela categoria, de forma que um protótipo deve ser entendido como uma representação abstrata dos componentes típicos e não de todos os fatores de uma categoria.”

 

Nosso gabarito é Letra A.

 

Referência

 FELDMAN, R. S. Introdução à Psicologia. 10ª ed. Porto Alegre : AMGH, 2015

Borges, L. O. & Mourão, L. (2013). O trabalho e as organizações: atuações a partir da psicologia. Porto Alegre: Artmed, 2013.

Psicologia Social: Principais Temas e Vertentes. Porto Alegre, Artmed, 2011.

https://estereotipos.net/2008/02/22/conceitos-fundamentais-prototipos-e-exemplares/

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