Continua após a publicidade..
A Constituição de 1824, elaborada por “homens probos e amantes da dignidade imperial e da liberdade dos povos”, segundo o Imperador Pedro I, continha uma novidade em relação ao projeto de constituição de 1823: a criação do Poder Moderador.
Assinale a alternativa que melhor define este Poder:
- A) Com base no Poder Moderador, o Imperador restringiu os poderes dos regentes unos - Padre Diogo Feijó e Araújo Lima.
- B) O Poder Moderador conferia à Câmara de Deputados a prerrogativa de vetar decisões do Imperador.
- C) A Constituição de 1824 conferia ao Poder Moderador, que era exercido pelo Senado, nomear e demitir livremente os ministros de estado, conceder anistia e perdoar dívidas públicas.
- D) O Poder Moderador era o quarto poder do Império e era exercido pelo Imperador Pedro I. Com base neste Poder, o Imperador poderia dissolver a câmara dos deputados, aprovar e suspender resoluções dos conselhos provinciais e suspender os magistrados, entre outras prerrogativas.
- E) O Poder Moderador de invenção maquiavélica, atribuído a Benjamin Constant, foi responsável pelo golpe da maioridade em 1840.
Continua após a publicidade..
Resposta:
A alternativa correta é letra D
Essa questão exige do aluno o mínimo de informações sobre o processo de formação do Brasil Império independente de Portugal, sendo assim, é de fácil resolução. A Constituição outorgada em 1824 baseava-se nos ideais da Revolução Francesa, com isso, trazia em seu bojo a divisão do poder em três esferas: Executivo, Legislativo e Judiciário (Doutrina de Montesquieu), entretanto, continha também uma inovação: D. Pedro I, preocupado em centralizar o poder em suas mãos, instituiu o Poder Moderador, que lhe dava o direito de interferir em qualquer dos outros poderes, assim, a resposta correta só pode ser a alternativa d.
Continua após a publicidade..
Continua após a publicidade..
Deixe um comentário