Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

(UDESC) Assinale a alternativa incorreta a respeito do tecido epitelial glandular.

Continua após a publicidade..

Resposta:

A alternativa correta é letra E)

A hipófise é uma glândula mista, mas não pelos motivos apresentados na alternativa. A hipófise é formada por duas partes: a adeno-hipófise e a neuro-hipófise. A adeno-hipófise é a parte endócrina, que produz e secreta vários hormônios, como o hormônio do crescimento, o hormônio estimulante da tireóide, o hormônio folículo-estimulante, o hormônio luteinizante, a prolactina e a adrenocorticotrofina. A neuro-hipófise é a parte exócrina, que armazena e libera dois hormônios produzidos pelo hipotálamo: a oxitocina e o hormônio antidiurético. Portanto, a alternativa E) está incorreta, pois atribui a oxitocina à parte exócrina e o hormônio antidiurético à parte endócrina da hipófise, quando na verdade é o contrário.

As demais alternativas estão corretas:

  • A paratireóide é uma glândula endócrina que produz e secreta o hormônio paratireoidiano, que regula o metabolismo do cálcio e do fósforo no organismo. A paratireóide não possui ductos e libera sua secreção diretamente na corrente sanguínea.
  • As glândulas são conjuntos de células epiteliais que se diferenciam para sintetizar e secretar substâncias diversas, como hormônios, enzimas, muco, suor, saliva, leite, etc.
  • As glândulas sudoríparas são glândulas exócrinas que produzem e secretam o suor, que é um líquido composto por água, sais minerais e ureia. As glândulas sudoríparas possuem ductos que se abrem na superfície da pele, permitindo a eliminação do suor.
  • A tireóide é uma glândula endócrina que produz e secreta os hormônios tiroxina e triiodotironina, que atuam no metabolismo energético, e a calcitonina, que atua na regulação do cálcio e do fósforo no organismo. A tireóide não possui ductos e libera sua secreção diretamente na corrente sanguínea.
Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Continua após a publicidade..