Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

(UFMT) A ozonosfera é uma das principais barreiras de proteção contra a excessiva radiação ultravioleta que traz sérios prejuízos aos seres vivos. Em relação à pele humana, é correto afirmar que a incidência excessiva dos raios UV agride as células podendo provocar alterações genéticas com danos profundos na:

Continua após a publicidade..

Resposta:

A alternativa correta é letra C)

A epiderme é a camada mais superficial da pele, formada por tecido epitelial estratificado queratinizado. A epiderme é responsável pela proteção contra agentes físicos, químicos e biológicos, além de regular a perda de água e a temperatura corporal. A epiderme é composta por várias camadas de células, sendo que as mais profundas são as células basais, que se dividem continuamente e originam as outras células. As células basais possuem melanócitos, que são células que produzem melanina, um pigmento que protege a pele contra a radiação ultravioleta.

A radiação ultravioleta (UV) é uma forma de energia eletromagnética que tem comprimentos de onda menores que a luz visível e maiores que os raios X. A radiação UV pode ser classificada em três tipos: UVA, UVB e UVC, sendo que a UVA é a menos energética e a UVC é a mais energética. A radiação UV pode causar danos ao DNA das células, provocando mutações que podem levar ao desenvolvimento de câncer de pele. A radiação UV também pode causar queimaduras, envelhecimento precoce, manchas, sardas e alterações na imunidade da pele.

A ozonosfera é uma camada da atmosfera terrestre que contém uma alta concentração de ozônio (O3), um gás formado por três átomos de oxigênio. A ozonosfera tem a função de filtrar a maior parte da radiação UV que vem do sol, especialmente a UVC, que é a mais nociva aos seres vivos. A destruição da ozonosfera, causada principalmente pela emissão de gases que reagem com o ozônio, como os clorofluorcarbonetos (CFCs), aumenta a incidência de radiação UV na superfície terrestre, trazendo riscos à saúde humana e ao meio ambiente.

As outras alternativas da questão estão incorretas, pois se referem a outros tipos de tecidos ou camadas da pele que não são afetados diretamente pela radiação UV. A endoderme, a ectoderme e a mesoderme são os folhetos embrionários que originam os tecidos e órgãos do corpo durante o desenvolvimento embrionário. A endoderme origina o revestimento interno do tubo digestivo, das vias respiratórias e das glândulas associadas. A ectoderme origina o sistema nervoso, a epiderme e seus anexos (pelos, unhas, glândulas, etc.). A mesoderme origina o tecido conjuntivo, o tecido muscular, o tecido ósseo, o tecido cartilaginoso, o tecido hematopoiético, o tecido vascular e o sistema reprodutor. A hipoderme é a camada mais profunda da pele, formada por tecido conjuntivo frouxo e tecido adiposo. A hipoderme tem a função de armazenar energia, isolar termicamente o corpo e proteger os órgãos internos contra choques mecânicos.

Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Continua após a publicidade..