Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

(UFTM-MG) O esquema representa a superfície livre de uma célula epitelial com inúmeras microvilosidades que contribuem para o aumento da área superficial e, consequentemente, da área de absorção

Células desse tipo encontram-se no epitélio que:

Continua após a publicidade..

Resposta:

A alternativa correta é letra C), que indica que as células epiteliais com microvilosidades encontram-se no epitélio que reveste a cavidade intestinal. Essas células têm a função de aumentar a área de absorção dos nutrientes provenientes da digestão dos alimentos. As microvilosidades são projeções da membrana plasmática que contêm um feixe de microfilamentos de actina, que dão sustentação e mobilidade às estruturas.

As outras alternativas estão incorretas, pois as células epiteliais que formam as glândulas sebáceas, as glândulas sudoríparas, o revestimento da traqueia e a pele não possuem microvilosidades, mas sim outras características e funções específicas. Por exemplo, as glândulas sebáceas produzem uma substância oleosa que lubrifica e protege a pele, as glândulas sudoríparas produzem suor que regula a temperatura corporal, o epitélio da traqueia possui cílios que auxiliam na remoção de partículas estranhas do trato respiratório e a pele é formada por vários tipos de células que desempenham papéis na defesa, na sensibilidade e na síntese de vitamina D.

Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Continua após a publicidade..