Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

(Ulbra-RS) As glândulas originam-se de grupos celulares que proliferam a partir do tecido:

Continua após a publicidade..

Resposta:

A alternativa correta é letra A)

As glândulas são estruturas formadas por células especializadas na produção e secreção de substâncias diversas, como hormônios, enzimas, suor, saliva, etc. As glândulas podem ser classificadas em endócrinas (que liberam suas secreções diretamente na corrente sanguínea) ou exócrinas (que liberam suas secreções em ductos ou canais).

As glândulas originam-se a partir do tecido epitelial, que é o tecido que reveste a superfície externa e interna do corpo. O tecido epitelial é formado por células justapostas, com pouca matriz extracelular, que podem apresentar diferentes formas e funções. O tecido epitelial pode ser classificado em epitélio de revestimento (que protege e reveste as superfícies) ou epitélio glandular (que forma as glândulas).

Os outros tecidos citados nas alternativas não estão relacionados com a origem das glândulas. O tecido conjuntivo é o tecido que preenche os espaços entre os órgãos, sustenta e nutre as células, e participa da defesa do organismo. O tecido cartilaginoso é o tecido que forma as cartilagens, que são estruturas flexíveis e resistentes que auxiliam no suporte e na movimentação do corpo. O tecido ósseo é o tecido que forma os ossos, que são estruturas rígidas e calcificadas que compõem o esqueleto. O tecido nervoso é o tecido que forma o sistema nervoso, que é responsável pela transmissão de impulsos nervosos e pela integração das funções do organismo.

Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Continua após a publicidade..