Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

(PUC-MG) São dadas abaixo algumas características de três tipos de tecido muscular animal:

I. Possui apenas um núcleo, com contração relativamente lenta.

II. Apresenta células cilíndricas extremamente longas, multinucleadas, de contração rápida e voluntária.

III. Tem células normalmente mononucleadas, de contrações rápidas e involuntárias, com presença de discos intercalares

As características se referem, respectivamente, aos seguintes tecidos musculares:

Continua após a publicidade..

Resposta:

A alternativa correta é letra A)

Os tecidos musculares são formados por células alongadas e especializadas na contração e relaxamento. Existem três tipos principais de tecido muscular: o liso, o estriado esquelético e o estriado cardíaco. Cada um deles possui características distintas, que podem ser relacionadas com as funções que desempenham no organismo.

O tecido muscular liso é formado por células fusiformes, com apenas um núcleo central. Ele é encontrado nas paredes dos órgãos internos, como o estômago, o intestino, o útero, as artérias, etc. Sua contração é involuntária, ou seja, não depende da vontade do indivíduo, e é relativamente lenta, pois visa a manutenção das funções vitais. Portanto, a característica I se refere ao tecido muscular liso.

O tecido muscular estriado esquelético é formado por células cilíndricas extremamente longas, que podem chegar a vários centímetros de comprimento. Essas células possuem vários núcleos periféricos, que se localizam junto à membrana plasmática. Esse tecido está associado aos ossos do esqueleto, formando os músculos que permitem os movimentos do corpo. Sua contração é voluntária, ou seja, depende da vontade do indivíduo, e é rápida e vigorosa, pois visa a resposta aos estímulos externos. Portanto, a característica II se refere ao tecido muscular estriado esquelético.

O tecido muscular estriado cardíaco é formado por células ramificadas, normalmente mononucleadas, que se unem por meio de estruturas especiais chamadas discos intercalares. Esses discos permitem a comunicação entre as células e a sincronização dos batimentos cardíacos. Esse tecido é encontrado exclusivamente no coração, formando o miocárdio. Sua contração é involuntária, ou seja, não depende da vontade do indivíduo, e é rápida e rítmica, pois visa a circulação do sangue pelo corpo. Portanto, a característica III se refere ao tecido muscular estriado cardíaco.

Assim, a alternativa que relaciona corretamente as características com os tecidos musculares é a letra A), que indica a sequência liso, estriado esquelético e estriado cardíaco.

Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Continua após a publicidade..