(Ufes) A força humana está relacionada diretamente com os músculos, e, para que estes realizem trabalho, é necessário que ocorra a contração muscular. Sobre os mecanismos envolvidos na contração muscular, pode-se afirmar que:
- A) a miosina é responsável pela conversão da energia da hidrólise do ATP em movimento, devido à presença dos íons de ferro.
- B) a quimiossíntese ocorre nas células musculares, onde o ácido pirúvico é transformado em ácido lático, o que garante ATP em situações de emergência.
- C) o deslizamento durante a contração muscular ocorre quando as cabeças da miosina se prendem firmemente à actina, dobrando-se sobre o resto da molécula da miosina e permanecendo assim indefinidamente.
- D) o glicogênio armazenado nas células musculares pode ser convertido em ATP por meio de processos de fermentação alcoólica, o que causa dor e intoxicação das fibras musculares.
- E) a energia obtida do ATP confere à miosina uma configuração instável de alta energia potencial e faz com que ela puxe as fibras de actina, realizando o trabalho.
Resposta:
A alternativa correta é letra E)
A contração muscular envolve o deslizamento dos filamentos de miosina e actina, que formam o sarcômero, a unidade funcional do músculo. A miosina é uma proteína que possui cabeças globulares que se ligam à actina, outra proteína que forma filamentos finos. A energia para essa ligação e movimento é fornecida pelo ATP, que é hidrolisado pela miosina, liberando energia e um fosfato. A energia do ATP faz com que a miosina mude de forma e se ligue à actina, formando uma ponte cruzada. A liberação do fosfato faz com que a miosina puxe a actina, encurtando o sarcômero. A liberação de outro ATP faz com que a miosina se solte da actina e volte à sua forma original, podendo se ligar novamente a outro sítio de ligação. Esse ciclo se repete várias vezes, causando a contração muscular.
As outras alternativas estão incorretas, pois:
- a) a miosina não depende dos íons de ferro, mas sim dos íons de cálcio, que regulam a exposição dos sítios de ligação na actina.
- b) a quimiossíntese é um processo de obtenção de energia por alguns organismos que utilizam compostos inorgânicos como doadores de elétrons, não tendo relação com a contração muscular.
- c) o deslizamento durante a contração muscular é um processo dinâmico, que envolve a formação e a quebra das pontes cruzadas entre miosina e actina, não sendo um estado permanente.
- d) o glicogênio armazenado nas células musculares pode ser convertido em ATP por meio de processos de glicólise anaeróbica, que produz ácido lático, não álcool. O ácido lático pode causar fadiga e dor muscular, mas não intoxicação.
Deixe um comentário