Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

(Ufes) A força humana está relacionada diretamente com os músculos, e, para que estes realizem trabalho, é necessário que ocorra a contração muscular. Sobre os mecanismos envolvidos na contração muscular, pode-se afirmar que:

Continua após a publicidade..

Resposta:

A alternativa correta é letra E)

A contração muscular envolve o deslizamento dos filamentos de miosina e actina, que formam o sarcômero, a unidade funcional do músculo. A miosina é uma proteína que possui cabeças globulares que se ligam à actina, outra proteína que forma filamentos finos. A energia para essa ligação e movimento é fornecida pelo ATP, que é hidrolisado pela miosina, liberando energia e um fosfato. A energia do ATP faz com que a miosina mude de forma e se ligue à actina, formando uma ponte cruzada. A liberação do fosfato faz com que a miosina puxe a actina, encurtando o sarcômero. A liberação de outro ATP faz com que a miosina se solte da actina e volte à sua forma original, podendo se ligar novamente a outro sítio de ligação. Esse ciclo se repete várias vezes, causando a contração muscular.

As outras alternativas estão incorretas, pois:

  • a) a miosina não depende dos íons de ferro, mas sim dos íons de cálcio, que regulam a exposição dos sítios de ligação na actina.
  • b) a quimiossíntese é um processo de obtenção de energia por alguns organismos que utilizam compostos inorgânicos como doadores de elétrons, não tendo relação com a contração muscular.
  • c) o deslizamento durante a contração muscular é um processo dinâmico, que envolve a formação e a quebra das pontes cruzadas entre miosina e actina, não sendo um estado permanente.
  • d) o glicogênio armazenado nas células musculares pode ser convertido em ATP por meio de processos de glicólise anaeróbica, que produz ácido lático, não álcool. O ácido lático pode causar fadiga e dor muscular, mas não intoxicação.
Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Continua após a publicidade..