Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

(UNICAMP) O tecido muscular cardíaco apresenta fibras

Continua após a publicidade..

Resposta:

A alternativa correta é letra D)

O tecido muscular cardíaco é formado por células estriadas, que possuem bandas claras e escuras alternadas, devido à disposição dos filamentos de actina e miosina, que são as proteínas responsáveis pela contração muscular. Essas células são ramificadas e se unem por meio de discos intercalares, que permitem a comunicação e a sincronização dos batimentos cardíacos. A contração do tecido muscular cardíaco é involuntária, ou seja, não depende da vontade do indivíduo, e é controlada pelo sistema nervoso autônomo. Além disso, o tecido muscular cardíaco é aeróbio, ou seja, utiliza oxigênio para produzir energia (ATP) a partir da glicose, por meio da respiração celular. Essa forma de obtenção de energia é mais eficiente e sustentável do que a anaeróbia, que ocorre na ausência de oxigênio e produz ácido lático, que pode causar fadiga e dor muscular.

As outras alternativas estão incorretas, pois:

  • a) o tecido muscular liso é formado por células lisas, que não possuem estriações, e que são encontradas nas paredes dos órgãos internos, como o estômago, o intestino, o útero, as artérias, etc. Sua contração é involuntária e aeróbia.
  • b) o tecido muscular liso não é anaeróbio, mas sim aeróbio, como já explicado na alternativa anterior.
  • c) o tecido muscular estriado esquelético é formado por células estriadas, que são associadas aos ossos do esqueleto e permitem os movimentos do corpo. Sua contração é voluntária e aeróbia.
Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Continua após a publicidade..