Continua após a publicidade..
(UTFPR – adaptada) A relação Sol – Terra faz com que em qualquer lugar do planeta existam diferenças no tempo atmosférico. Essas diferenças têm origem em dois fatores principais, que são os movimentos de rotação e de translação. Analise as alternativas a seguir e identifique a INCORRETA no que se refere à influência desses movimentos no tempo atmosférico e climas da Terra.
- A) É o movimento de rotação que determina os ciclos da produção agrícola e, portanto, indica quando plantar, quando colher, quando guardar e quando descansar.
- B) Se a Terra não tivesse o movimento de rotação, a face iluminada seria tórrida e a face escura, gelada, sendo impossível a vida no planeta.
- C) O movimento de translação é que determina a duração do fotoperíodo diário, sendo que, para o hemisfério Sul, a maior duração do dia iluminado ocorre em 22 de dezembro, quando inicia o verão.
- D) O movimento de rotação é o responsável pela exposição do planeta à luz solar, fazendo com que haja certo equilíbrio em relação à temperatura, pois gera os dias e noites.
- e) O movimento de rotação é o responsável pela exposição do planeta à luz solar, fazendo com que haja certo equilíbrio em relação à temperatura, pois gera os dias e noites.
Resposta:
A alternativa incorreta é a letra A, pois o movimento de rotação não determina os ciclos da produção agrícola, mas sim o movimento de translação. O movimento de translação é que provoca as variações sazonais do clima, influenciando na temperatura, na precipitação, na umidade e na luminosidade. Esses fatores afetam o desenvolvimento das plantas e a época de plantio e colheita.
As outras alternativas estão corretas, pois:
- O movimento de rotação é o que faz com que a Terra gire em torno de seu próprio eixo, gerando os dias e as noites. Se a Terra não tivesse esse movimento, haveria uma grande diferença térmica entre os dois hemisférios, tornando a vida impossível em muitas regiões.
- O movimento de translação é o que faz com que a Terra orbite em torno do Sol, seguindo uma trajetória elíptica. Esse movimento, associado à inclinação do eixo terrestre, determina a duração do fotoperíodo diário, ou seja, o tempo de exposição à luz solar. No hemisfério sul, o dia mais longo do ano ocorre em 22 de dezembro, quando se inicia o verão. Nesse dia, o solstício de verão, o hemisfério sul está mais inclinado em direção ao Sol, recebendo mais radiação solar.
- O movimento de rotação também é responsável pela exposição do planeta à luz solar, fazendo com que haja certo equilíbrio em relação à temperatura. Como a Terra gira no sentido anti-horário, parte de sua superfície fica iluminada pelo Sol, enquanto a outra parte fica na sombra. Isso faz com que haja a alternância entre o dia e a noite, com variações de temperatura ao longo do dia.
Continua após a publicidade..
Deixe um comentário