Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

(FAMEMA/2019) O problema das “origens” do feudalismo gerou inúmeras polêmicas sobre o fim do Império Romano no Ocidente (século V) e o surgimento das instituições feudais. Comumente, aceita-se a tese da junção de formas sociais romanas e germânicas que, justapostas, engendrariam as bases da sociedade feudal. Outros historiadores têm procurado ver na própria crise interna do império, particularmente a partir do século III, as causas da decadência romana e sua fragilidade em face dos bárbaros.(FAMEMA/2019)

(Francisco C. T. da Silva. Sociedade feudal, 1982. Adaptado.)

As origens do sistema feudal podem ser encontradas

Continua após a publicidade..

Resposta:

A resposta correta é a alternativa A) no declínio da escravidão no Império Romano, o que originou nova forma de trabalho, e na noção de fidelidade pessoal dos germanos. Isso porque o feudalismo se formou a partir da combinação de elementos romanos e germânicos que se adaptaram às novas condições históricas. Entre esses elementos, podemos destacar:

  • O declínio da escravidão no Império Romano, que levou ao surgimento do colonato, uma forma de trabalho em que os camponeses ficavam vinculados à terra e pagavam tributos aos proprietários. Essa forma de trabalho se assemelhava à servidão feudal, em que os servos exploravam a terra dos senhores feudais em troca de proteção e obrigações.
  • A noção de fidelidade pessoal dos germanos, que se baseava na lealdade entre os guerreiros e seus chefes. Essa relação se expressava no juramento de vassalagem, em que um homem livre se comprometia a servir e defender outro em troca de benefícios, como terras, armas ou cargos. Essa relação se transformou na vassalagem feudal, em que os senhores feudais concediam feudos aos seus vassalos em troca de fidelidade e serviços militares.
Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Continua após a publicidade..