Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

(Famerp/2019) Enquanto nas cidades o poder ficou nas mãos dos bispos, nos campos, concentrou-se na dos grandes proprietários. O governo romano perdeu força: já não era capaz de cobrar os impostos de maneira eficiente, nem mesmo de pagar os exércitos. Em 476, o último imperador romano foi deposto. Era o fim do Império Romano e do mundo antigo e o início de uma nova era, a Idade Média.

(Carlos Augusto Ribeiro Machado. Roma e seu império, 2004. Adap-tado.)

A queda do Império Romano do Ocidente foi provocada, entre outros fatores,

Continua após a publicidade..

Resposta:

A resposta correta é a alternativa A) pela fragilização do poder central, que gradualmente perdeu o controle das províncias que compunham o Império. Isso porque um dos fatores que levaram à queda do Império Romano do Ocidente foi a crise política e administrativa que afetou a capacidade do governo imperial de manter a ordem, a segurança, a justiça e a arrecadação nos vastos territórios sob seu domínio. O Império Romano do Ocidente chegou a ter cerca de 5 milhões de km², abrangendo partes da Europa, África e Ásia. No entanto, a partir do século III, o Império enfrentou diversas dificuldades, como:

  • As disputas internas pelo poder, que geraram guerras civis, assassinatos, golpes e usurpações. Entre 235 e 284, houve 26 imperadores, sendo que 25 morreram de forma violenta.
  • A divisão do Império em duas partes, em 395, que acentuou as diferenças culturais, econômicas e políticas entre o Ocidente e o Oriente. O Império Romano do Oriente, com sede em Constantinopla, se mostrou mais próspero, estável e resistente às invasões bárbaras do que o Império Romano do Ocidente, com sede em Roma.
  • A corrupção, a burocracia, a ineficiência e a desorganização da administração imperial, que comprometeram a cobrança dos impostos, o pagamento dos soldados, a manutenção das obras públicas, a distribuição de alimentos e a prestação de serviços à população.
Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Continua após a publicidade..