Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

(FUVEST/2019) (…) o “arco do triunfo” é um fragmento de muro que, embora isolado da muralha, tem a forma de uma porta da cidade. (…) Os primeiros exemplos documentados são estruturas do século II a.C., mas os principais arcos de triunfo são os do Império, como os arcos de Tito, de Sétimo Severo ou de Constantino, todos no foro romano, e todos de grande beleza pela elegância de suas proporções.

PEREIRA, J. R. A., Introdução à arquitetura. Das origens ao século XXI. Porto  Alegre: Salvaterra, 2010, p. 81.

Dentre os vários aspectos da arquitetura romana, destaca-se a monumentalidade de suas construções. A relação entre o “arco do triunfo” e a História de Roma está baseada

Continua após a publicidade..

Resposta:

O arco do triunfo de Roma era um monumento que celebrava as vitórias militares dos imperadores romanos e a expansão do império. Portanto, a alternativa correta é a letra C.

Os arcos do triunfo eram construídos por ordem do Senado Romano, que concedia essa honra aos generais que retornavam a Roma após conquistar novos territórios ou derrotar inimigos. Os arcos eram decorados com cenas das batalhas, inscrições comemorativas e estátuas dos imperadores e dos deuses. Eles também serviam como palco para as cerimônias de triunfo, nas quais o general vitorioso desfilava pelas ruas de Roma com seus soldados, prisioneiros e espólios de guerra.

Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Continua após a publicidade..