(PUC RS/2019) Durante o período conhecido como Baixo Império, Roma viveu um processo de enfraquecimento de seu poderio militar e econômico, causado principalmente pela
- A) Guerra Civil, que envolveu patrícios e plebeus, determinando a desorganização e a diminuição da produção agrícola.
- B) adesão do Imperador Constantino ao cristianismo, pro-vocando a diminuição da força do paganismo, que ainda era o principal fator de coesão interna do Império.
- C) fixação das fronteiras, responsável pela diminuição do afluxo de riquezas, crise de reprodução do escravismo e diminuição da produção agrícola e do comércio.
- D) crise do comércio romano através do Mediterrâneo, causada pela ocupação do Norte da África pelos povos classificados como bárbaros.
Resposta:
A alternativa correta é a letra C. A fixação das fronteiras foi responsável pela diminuição do afluxo de riquezas, crise de reprodução do escravismo e diminuição da produção agrícola e do comércio.
O Baixo Império foi o período final do Império Romano do Ocidente, caracterizado por sua decadência e queda, em 476, em meio às invasões dos povos germânicos. A origem mais remota dessa crise está diretamente ligada à combinação entre a estrutura econômica do Império e sua incapacidade de dar sequência à saga de conquistas, única forma capaz de manter os domínios de Roma. Com o fim das guerras, o reabastecimento de escravos, que eram a principal mão de obra nas grandes propriedades rurais, começou a ficar difícil. Além disso, o governo romano começou a enfraquecer e as enormes fronteiras já não tinham como ser vigiadas contra a invasão de povos inimigos. A diminuição das atividades produtivas e comerciais levou a uma crise fiscal e monetária, que afetou a economia e a sociedade romanas.
Deixe um comentário