Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

(PUCCamp SP/2019) O Império Romano atingiu um grande domínio territorial no ápice de sua expansão, mas, a partir do século V, conheceu um processo de declínio e fragmentação. Dentre os fatores que explicam esse processo, cabe mencionar 

Continua após a publicidade..

Resposta:

A resposta correta é a alternativa D) as dificuldades administrativas decorrentes de sua extensão, da crise do escravismo e das invasões constantes de povos oriundos das regiões que não faziam parte do Império. Isso porque o declínio do Império Romano foi causado por vários fatores internos e externos, entre eles:

  • A extensão territorial do Império, que dificultava o controle político, militar e econômico das províncias mais distantes. O Império Romano chegou a ter cerca de 10 milhões de km², abrangendo partes da Europa, África e Ásia.
  • A crise do escravismo, que era a base da economia romana. A escassez de mão de obra escrava, devido ao fim das guerras de conquista, levou ao aumento dos custos de produção e à queda da produtividade. Além disso, houve revoltas de escravos, como a de Espártaco, que abalaram a ordem social.
  • As invasões constantes de povos oriundos das regiões que não faziam parte do Império, chamados de bárbaros pelos romanos. Esses povos, como os hunos, os godos, os vândalos, os francos, entre outros, pressionavam as fronteiras do Império, buscando terras, riquezas e refúgio das guerras e das migrações. Eles conseguiram penetrar no território romano, saqueando cidades, destruindo obras públicas e enfraquecendo o poder imperial.
Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Continua após a publicidade..