Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

(UFPR/2019) Leia o trecho abaixo, escrito por Agostinho de Hipona (354-430) em 410, sobre a devastação de Roma:

Não, irmãos, não nego o que ocorreu em Roma. Coisas horríveis nos são anunciadas: devastação, incêndios, rapinas, mortes e tormentos de homens. É verdade. Ouvimos muitos relatos, gememos e muito choramos por tudo isso, não podemos consolar-nos ante tantas des-graças que se abateram sobre a cidade.

(Santo Agostinho.Sermão sobre a devastação de Roma. Tradução de Jean Lauand. Disponível em: <http://www. hottopos.com/mp5/agostinho 1.htm#_ft- n2>. Acesso em 11 de agosto de 2018.)

Considerando os conhecimentos sobre a história do Império Romano (27 a.C.–476 d.C.) e as informações do trecho acima, assinale a alternativa que situa o contexto histórico em que ocorreram os problemas relatados sobre Roma e a sua consequência para o Império, entre os séculos IV e V.

Continua após a publicidade..

Resposta:

A alternativa correta é a letra E. Trata-se do contexto das invasões de povos bárbaros, sendo uma das causas do final do Império Romano do Ocidente. O trecho citado foi escrito por Santo Agostinho em 410, logo após o saque de Roma pelos visigodos, liderados por Alarico. Esse evento foi um dos mais dramáticos da história romana, pois mostrou a fragilidade do império diante das ameaças externas. Os visigodos foram um dos vários povos bárbaros que invadiram o território romano entre os séculos IV e V, motivados pela pressão dos hunos, que vinham do oriente. Outros povos bárbaros que participaram das invasões foram os francos, os anglo-saxões, os vândalos, os ostrogodos, entre outros. Essas invasões contribuíram para a desintegração do Império Romano do Ocidente, que terminou em 476, com a deposição do último imperador, Rômulo Augusto, pelos hérulos. O Império Romano do Oriente, por sua vez, sobreviveu até 1453, quando foi conquistado pelos turcos otomanos.

Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Continua após a publicidade..