Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

A Prefeitura Municipal fez um levantamento do número de estátuas que sofrem vandalismo por ano, na cidade. Dividindo a cidade em três regiões, A, B, C, constatou-se que a região A é responsável pelo vandalismo do quádruplo de estátuas agredidas na região B. O total de estátuas que foram atacadas é 128, sendo que 48 estavam na região C. Quantas estátuas sofreram vandalismo na região A?

Continua após a publicidade..

Resposta:

A alternativa correta é a letra A) 64.

Para resolver esse problema, podemos usar uma regra de três simples. Vamos chamar de x o número de estátuas que sofreram vandalismo na região A e de y o número de estátuas que sofreram vandalismo na região B. Sabemos que a região A é responsável pelo vandalismo do quádruplo de estátuas agredidas na região B, ou seja, x = 4y. Também sabemos que o total de estátuas que foram atacadas é 128, sendo que 48 estavam na região C, ou seja, x + y + 48 = 128. Substituindo x por 4y na segunda equação, temos:

4y + y + 48 = 128

Simplificando a equação, temos:

5y = 80

Dividindo os dois lados por 5, temos:

y = 16

Portanto, o número de estátuas que sofreram vandalismo na região B é 16. Como a região A é responsável pelo quádruplo desse número, temos que x = 4 * 16, ou seja, x = 64. Logo, o número de estátuas que sofreram vandalismo na região A é 64. A alternativa correta é a letra a) 64.

Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Continua após a publicidade..