(FUVEST-SP) Thomson determinou, pela primeira vez, a relação entre a massa e a carga do elétron, o que pode ser considerado como a descoberta do elétron. É reconhecida como uma contribuição de Thomson ao modelo atômico:

A resposta correta é B) a existência de partículas subatômicas.

Thomson foi o primeiro cientista a propor a existência de partículas subatômicas, ao descobrir o elétron em 1897. Ele realizou um experimento em que um feixe de raios catódicos foi bombardeado com um material fino, e observou que os raios eram desviados de sua trajetória. Thomson concluiu que os raios catódicos eram constituídos por partículas carregadas negativamente, que ele chamou de elétrons.

As outras opções não são contribuições de Thomson ao modelo atômico.

• (A) O átomo indivisível era um modelo atômico proposto por John Dalton, em 1808. Thomson não acreditava que o átomo fosse indivisível, e seu modelo atômico, o modelo do pudim de passas, propôs que o átomo era divisível.
  • (C) Os elétrons ocuparem níveis discretos de energia foi uma contribuição do modelo atômico de Bohr, proposto em 1913. Thomson não propôs um modelo atômico com níveis discretos de energia.
  • (D) Os elétrons girarem em órbitas circulares ao redor do núcleo foi uma contribuição do modelo atômico de Rutherford, proposto em 1911. Thomson não propôs um modelo atômico com elétrons girando em órbitas circulares ao redor do núcleo.
  • (E) O átomo possuir um núcleo com carga positiva e uma eletrosfera foi uma contribuição do modelo atômico de Rutherford, proposto em 1911. Thomson propôs um modelo atômico em que o átomo era uma esfera maciça, com carga positiva, na qual os elétrons, de carga negativa, estavam distribuídos de forma uniforme.