Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

No fim do século XIX começaram a aparecer evidências de que o átomo não era a menor partícula constituinte da matéria. Em 1887 tornou-se pública a demonstração da existência de partículas negativas, por um inglês de nome:

Continua após a publicidade..

Resposta:

A resposta correta é D) Thomson.

J. J. Thomson foi o primeiro cientista a demonstrar a existência de partículas negativas, que ele chamou de elétrons. Ele realizou um experimento em que um feixe de raios catódicos foi bombardeado com um material fino, e observou que os raios eram desviados de sua trajetória. Thomson concluiu que os raios catódicos eram constituídos por partículas carregadas negativamente, que ele chamou de elétrons.

As outras opções estão incorretas.

  • A) Dalton foi um químico britânico que propôs o modelo atômico de Dalton, em 1808. O modelo atômico de Dalton afirmava que o átomo era a menor partícula constituinte da matéria.
  • B) Rutherford foi um físico neozelandês que propôs o modelo atômico de Rutherford, em 1911. O modelo atômico de Rutherford afirmava que o átomo era composto de um núcleo pequeno e denso, com carga positiva, no centro, e os elétrons, de carga negativa, orbitavam o núcleo em órbitas circulares.
  • C) Bohr foi um físico dinamarquês que propôs o modelo atômico de Bohr, em 1913. O modelo atômico de Bohr afirmava que os elétrons orbitam o núcleo em órbitas circulares, mas que esses orbitais podem ter apenas algumas energias específicas.
  • E) Proust foi um químico francês que propôs a lei das proporções definidas, em 1799. A lei das proporções definidas afirma que em uma substância composta, os elementos estão sempre combinados em proporções definidas.
Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Continua após a publicidade..