Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Um cientista, a fim de verificar a pureza de uma substância sólida a qual acabou de sintetizar, submeteu uma fração da substância ao aquecimento e observou a variação de temperatura durante a fusão da substância. Esse princípio baseia-se no fato de que:

Continua após a publicidade..

Resposta:

A resposta correta é C) uma substância pura tem ponto de fusão e de ebulição constantes..

Uma substância pura tem ponto de fusão e de ebulição constantes. Isso ocorre porque a temperatura de fusão é a temperatura na qual a energia cinética das moléculas de uma substância é suficiente para quebrar as forças intermoleculares que as mantêm unidas, e a temperatura de ebulição é a temperatura na qual a pressão de vapor da substância é igual à pressão atmosférica.

Para uma substância pura, essas temperaturas são constantes, pois a composição da substância é uniforme e as forças intermoleculares são as mesmas em todas as partes da substância.

Portanto, se o cientista observar que a temperatura de fusão da substância varia durante o experimento, isso indica que a substância não é pura, pois é composta por mais de uma substância com diferentes pontos de fusão.

Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Continua após a publicidade..