(ETEC/2017) O filme Procurando Nemo é uma produção que se baseia na vida de dois peixes-palhaço, pai e filho, habitantes da Grande Barreira de Coral.Do ponto de vista biológico, o filme apresenta algumas imprecisões. Por exemplo: Marlin é um pai zeloso e protetor, que cuida cautelosamente do filhote Nemo, único sobrevivente da ninhada. Porém, esse cuidado parental na espécie dos peixes-palhaço não ocorre na natureza, pois o macho só cuida dos ovos até o momento da eclosão.No entanto, tal como no filme, na natureza, os peixes-palhaço ganham proteção e alimento vivendo entre os tentáculos das anêmonas-do-mar. Essa proximidade entre essas espécies é facilitada porque a pele desses peixes possui uma defesa especial, que os protege de serem atingidos pelo veneno dos tentáculos das anêmonas, que também se beneficiam dos restos de alimento deixados pelos peixes-palhaço.

Peixe palhaço entre os tentáculos da anêmona

É correto afirmar que a relação descrita entre esses seres vivos de espécies diferentes denomina-se:

A alternativa correta é a letra E) protocooperação.

A relação descrita entre esses seres vivos de espécies diferentes denomina-se protocooperação. A protocooperação é uma relação ecológica harmônica interespecífica, na qual ambos os participantes são beneficiados, mas podem viver de forma independente, sem sofrerem prejuízos. No caso do peixe-palhaço e da anêmona-do-mar, o peixe-palhaço ganha proteção e alimento vivendo entre os tentáculos da anêmona, que possui células urticantes que afastam predadores, sem afetar o peixe-palhaço123. A anêmona-do-mar, por sua vez, ganha nutrientes dos restos de comida deixados pelo peixe-palhaço e também é protegida por ele, que afugenta os peixes-borboleta, que se alimentam dos tentáculos da anêmona.

Portanto, a alternativa correta é a letra E) protocooperação.