Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

(Fatec-SP) Abelhas apresentam três castas sociais: as operárias, fêmeas estéreis que realizam o trabalho da colmeia, a rainha e o zangão, encarregados da reprodução. Essa divisão de trabalho caracteriza:

Continua após a publicidade..

Resposta:

A alternativa correta é letra B) Sociedade heteromorfa com relações intraespecíficas harmônicas.

Vamos ver o que cada alternativa significa e qual delas se aplica ao caso das abelhas.

A) Sociedade isomorfa com relações intraespecíficas harmônicas: é um tipo de sociedade em que os indivíduos da mesma espécie podem desempenhar qualquer papel, pois não há uma divisão de trabalho rígida. As relações intraespecíficas harmônicas são aquelas que não prejudicam nenhum dos envolvidos. Essa alternativa não se aplica às abelhas, pois elas têm uma divisão de trabalho bem definida entre as castas.

B) Sociedade heteromorfa com relações intraespecíficas harmônicas: é um tipo de sociedade em que os indivíduos da mesma espécie têm uma divisão de trabalho muito bem estabelecida, podendo apresentar diferenças morfológicas entre as castas. As relações intraespecíficas harmônicas são aquelas que não prejudicam nenhum dos envolvidos. Essa alternativa se aplica às abelhas, pois elas têm uma divisão de trabalho entre as operárias, a rainha e o zangão, e também apresentam diferenças de tamanho e forma entre eles.

C) Colônia heteromorfa com relações interespecíficas harmônicas: é um tipo de colônia em que os indivíduos da mesma espécie estão ligados fisicamente uns aos outros, podendo apresentar diferenças morfológicas entre eles. As relações interespecíficas harmônicas são aquelas que ocorrem entre indivíduos de espécies diferentes e não prejudicam nenhum dos envolvidos. Essa alternativa não se aplica às abelhas, pois elas não estão ligadas fisicamente umas às outras, e nem se relacionam com outras espécies de forma harmônica.

D) Colônia isomorfa com relações interespecíficas harmônicas: é um tipo de colônia em que os indivíduos da mesma espécie estão ligados fisicamente uns aos outros, e não apresentam diferenças morfológicas entre eles. As relações interespecíficas harmônicas são aquelas que ocorrem entre indivíduos de espécies diferentes e não prejudicam nenhum dos envolvidos. Essa alternativa não se aplica às abelhas, pelo mesmo motivo da alternativa anterior.

E) Colônia heteromorfa com relações intraespecíficas harmônicas: é um tipo de colônia em que os indivíduos da mesma espécie estão ligados fisicamente uns aos outros, podendo apresentar diferenças morfológicas entre eles. As relações intraespecíficas harmônicas são aquelas que não prejudicam nenhum dos envolvidos. Essa alternativa não se aplica às abelhas, pois elas não estão ligadas fisicamente umas às outras.

Portanto, a alternativa que caracteriza corretamente a divisão de trabalho das abelhas é a B) Sociedade heteromorfa com relações intraespecíficas harmônicas.

Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Continua após a publicidade..