Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

(IFS/2014) Os seres vivos mantêm relações entre si e com o meio onde vive. A respeito das relações ecológicas foram feitas algumas afirmações. Assinale a alternativa INCORRETA:

Continua após a publicidade..

Resposta:

A alternativa INCORRETA é a letra E: Os cupins não conseguem digerir a celulose sem a ajuda dos protozoários. Nos humanos esse polissacarídeo é facilmente digerido uma vez que produzimos a celulase, uma enzima específica para digestão do carboidrato citado.

Essa afirmação é falsa, pois os humanos não produzem a enzima celulase, que é capaz de quebrar as ligações glicosídicas da celulose. A celulose é um polissacarídeo formado por unidades de glicose ligadas de forma diferente da amilose, que é o polissacarídeo de reserva dos vegetais3. A celulose é o principal componente da parede celular das células vegetais e confere rigidez e sustentação à estrutura vegetal.

Os humanos não conseguem digerir a celulose, pois não possuem a enzima celulase nem microrganismos simbióticos que a produzam no tubo digestório. A celulose ingerida pelos humanos é eliminada nas fezes, sem ser aproveitada como fonte de energia. No entanto, a ingestão de alimentos ricos em fibras de celulose é importante para a saúde, pois as fibras aumentam o volume e a consistência do bolo fecal, facilitando o trânsito intestinal.

Os cupins, por outro lado, possuem em seu intestino protozoários que produzem a enzima celulase e digerem a celulose presente na madeira, que é o alimento dos cupins45. Essa relação ecológica é chamada de mutualismo, pois há benefício mútuo entre as espécies envolvidas. Os cupins obtêm glicose como fonte de energia e os protozoários obtêm abrigo e alimento no intestino dos cupins.

Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Continua após a publicidade..