Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

(PUC-RIO) As sardinhas da Califórnia foram comercializadas pela primeira vez no começo do século XX. Em 1930, mais de 60.000 toneladas eram trazidas à superfície terrestre, a cada ano. Em 1950, poucas sardinhas restaram. Curiosamente a quantidade de outro peixe – a anchova – cresceu rapidamente. A relação existente entre a sardinha e a anchova é de:

Continua após a publicidade..

Resposta:

A alternativa correta é letra B) Competição

Vamos ver o que cada alternativa significa e qual delas se aplica ao caso da sardinha e da anchova.

A) Mutualismo: é uma relação ecológica interespecífica harmônica, em que ambas as espécies se beneficiam e dependem uma da outra para sobreviver. Um exemplo de mutualismo é a polinização entre as flores e as abelhas.

B) Competição: é uma relação ecológica em que indivíduos de uma ou mais espécies disputam por recursos limitados, como alimento, espaço e parceiros reprodutivos. Ambos os competidores são prejudicados. Um exemplo de competição interespecífica é a disputa entre leões e hienas por uma carcaça.

C) Comensalismo: é uma relação ecológica interespecífica harmônica, em que uma espécie se beneficia sem causar prejuízo à outra. Um exemplo de comensalismo é o peixe-palhaço que vive entre os tentáculos da anêmona-do-mar, protegendo-se dos predadores.

D) Amensalismo: é uma relação ecológica interespecífica desarmônica, em que uma espécie prejudica a outra sem obter benefício. Um exemplo de amensalismo é o pisoteamento de plantas por animais de grande porte.

E) Protocooperação: é uma relação ecológica interespecífica harmônica, em que ambas as espécies se beneficiam, mas não dependem uma da outra para sobreviver. Um exemplo de protocooperação é a limpeza de crocodilos por aves.

Portanto, a alternativa que descreve corretamente a relação existente entre a sardinha e a anchova é a B) Competição. Isso porque as sardinhas e as anchovas são peixes pequenos que disputam o mesmo território e, portanto, a mesma alimentação. A pesca excessiva das sardinhas reduziu os principais competidores das anchovas, sobrando alimento e favorecendo a reprodução e o aumento das anchovas.

Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Continua após a publicidade..