Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

(UDESC) Os indivíduos de uma comunidade podem estabelecer relações harmônicas e desarmônicas entre indivíduos da mesma espécie, ou entre indivíduos de espécies diferentes. Essas relações ecológicas são denominadas relações intra-específicas e interespecíficas, podendo ser exemplificadas, respectivamente, por:

Continua após a publicidade..

Resposta:

Alternativa correta letra B) sociedade e parasitismo.

As relações ecológicas intraespecíficas são aquelas que ocorrem entre indivíduos da mesma espécie, enquanto as relações ecológicas interespecíficas são aquelas que ocorrem entre indivíduos de espécies diferentes. Essas relações podem ser classificadas em harmônicas, quando não há prejuízo para nenhum dos envolvidos, ou desarmônicas, quando há prejuízo para pelo menos um dos envolvidos.

Um exemplo de relação intraespecífica harmônica é a sociedade, que é um agrupamento de indivíduos da mesma espécie que apresentam cooperação, divisão de trabalho e comunicação entre si, mas não estão ligados fisicamente. Um exemplo de sociedade são as abelhas, que vivem em comunidades organizadas e cooperam para a produção de mel e a defesa da colmeia1.

Um exemplo de relação interespecífica desarmônica é o parasitismo, que é uma associação entre duas espécies em que uma delas, o parasita, se beneficia às custas da outra, o hospedeiro, causando-lhe algum prejuízo. Um exemplo de parasitismo é o carrapato-estrela (Amblyomma cajennense) que se alimenta do sangue de uma capivara (Hydrochoerus hydrochaeris), podendo transmitir doenças ao hospedeiro2.

Portanto, a alternativa que exemplifica corretamente uma relação intraespecífica e uma relação interespecífica é a B) sociedade e parasitismo.

Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Continua após a publicidade..