Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

(UFC-CE) As esponjas desempenham papéis importantes em muitos habitat marinhos. A natureza porosa das esponjas as torna uma habitação ideal para vários crustáceos, equinodermos e vermes marinhos. Além disso, alguns caramujos e crustáceos têm, tipicamente, esponjas grudadas em suas conchas e carapaças, tornando-os imperceptíveis aos predadores. Nesse caso, a esponja se beneficia por se nutrir de partículas de alimento liberadas durante a alimentação de seu hospedeiro. As relações ecológicas presentes no texto são

Continua após a publicidade..

Resposta:

A resposta correta é letra B) inquilinismo e protocooperação.

O inquilinismo é uma relação ecológica em que um organismo (inquilino) se beneficia ao utilizar outro organismo (hospedeiro) como abrigo, sem causar prejuízo ou benefício para este. No texto, os crustáceos, equinodermos e vermes marinhos que habitam as esponjas são exemplos de inquilinos, pois se aproveitam da natureza porosa das esponjas para se protegerem, sem afetar as esponjas.

A protocooperação é uma relação ecológica em que dois organismos se beneficiam mutuamente, mas sem depender um do outro para sobreviver. No texto, os caramujos e crustáceos que têm esponjas grudadas em suas conchas e carapaças são exemplos de protocooperadores, pois se tornam imperceptíveis aos predadores graças às esponjas, e as esponjas se beneficiam por se nutrirem de partículas de alimento liberadas durante a alimentação de seus hospedeiros.

As outras relações ecológicas citadas nas alternativas não se aplicam ao texto. A competição é uma relação ecológica em que dois ou mais organismos disputam por um recurso limitado, causando prejuízo mútuo. O parasitismo é uma relação ecológica em que um organismo (parasita) se beneficia ao se alimentar de outro organismo (hospedeiro), causando prejuízo para este. A predação é uma relação ecológica em que um organismo (predador) captura e mata outro organismo (presa) para se alimentar.

Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Continua após a publicidade..