Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

(UFPI-adaptada) Dos tipos de relações ecológicas seguintes, o único que ocorre exclusivamente entre organismos da mesma espécie é:

Continua após a publicidade..

Resposta:

A alternativa correta é a letra D) Sociedade

Vamos analisar cada alternativa e ver qual delas se encaixa na definição de uma relação ecológica intraespecífica, ou seja, que ocorre entre indivíduos da mesma espécie.

A) Inquilinismo: é uma relação ecológica interespecífica harmônica, em que uma espécie utiliza a outra como abrigo, sem prejudicá-la. Por exemplo, as orquídeas que vivem sobre as árvores1.

B) Herbivoria: é uma relação ecológica interespecífica desarmônica, em que uma espécie se alimenta de partes de outra, causando-lhe prejuízo. Por exemplo, as lagartas que comem as folhas das plantas1.

C) Mutualismo: é uma relação ecológica interespecífica harmônica, em que ambas as espécies se beneficiam e dependem uma da outra para sobreviver. Por exemplo, os líquens, que são formados pela associação entre algas e fungos2.

D) Sociedade: é uma relação ecológica intraespecífica harmônica, em que indivíduos da mesma espécie se organizam e cooperam entre si, mas não estão ligados fisicamente. Por exemplo, as abelhas, que vivem em comunidades e produzem mel2.

E) Parasitismo: é uma relação ecológica interespecífica desarmônica, em que uma espécie se beneficia às custas da outra, causando-lhe prejuízo. Por exemplo, o carrapato, que se alimenta do sangue de um hospedeiro1.

Portanto, a alternativa que corresponde a uma relação ecológica que ocorre exclusivamente entre organismos da mesma espécie é a D) Sociedade

Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Continua após a publicidade..