Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

(Unama-PA) Os casos locais de raiva humana no Pará ocorrem, basicamente, por transmissão de morcegos hematófagos, os quais transmitem os agentes causadores da doença ao homem. A situação que existe entre os referidos seres e o homem é um típico exemplo de relação

Continua após a publicidade..

Resposta:

A alternativa correta é letra B) Interespecífica do tipo parasitismo.

Vamos ver o que cada alternativa significa e qual delas se aplica ao caso da raiva humana no Pará.

A) Interespecífica do tipo predatismo: é uma relação ecológica em que um indivíduo de uma espécie mata e alimenta-se de outro indivíduo de outra espécie. O predador se beneficia, enquanto a presa é prejudicada. Um exemplo de predatismo é o leão que caça e come a zebra.

B) Interespecífica do tipo parasitismo: é uma relação ecológica em que um indivíduo de uma espécie vive às custas de outro indivíduo de outra espécie, causando-lhe algum prejuízo. O parasita se beneficia, enquanto o hospedeiro é prejudicado. Um exemplo de parasitismo é o carrapato que se alimenta do sangue de um cachorro.

C) Intraespecífica do tipo canibalismo: é uma relação ecológica em que um indivíduo de uma espécie mata e alimenta-se de outro indivíduo da mesma espécie. O canibal se beneficia, enquanto a vítima é prejudicada. Um exemplo de canibalismo é a aranha-viúva-negra que devora o macho após a cópula.

D) Intraespecífica do tipo competição: é uma relação ecológica em que indivíduos da mesma espécie disputam por recursos limitados, como alimento, espaço e parceiros reprodutivos. Ambos os competidores são prejudicados. Um exemplo de competição intraespecífica é a luta entre leões machos pelo controle de um grupo de fêmeas.

Portanto, a alternativa que descreve corretamente a situação que existe entre os morcegos hematófagos e o homem é a B) Interespecífica do tipo parasitismo.

Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Continua após a publicidade..