Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Com o avanço do processo de globalização, a industrialização estendeu-se a vários países e regiões do mundo, levando à superação do modelo clássico da Divisão Internacional do Trabalho, em que cabiam aos países ricos a produção e a exportação de manufaturados e aos países pobres a produção e a exportação de matérias-primas. No modelo atual, há uma tendência clara de deslocamento de alguns tipos de indústrias para países periféricos, atendendoa interesses econômicos e estratégicos das grandes corporações. São exemplos de indústrias que, no processo de desconcentração industrial, privilegiaram sua localização em alguns países periféricos da Ásia e América Latina, EXCETO:

Continua após a publicidade..

Resposta:

A alternativa correta é a letra C, pois as indústrias de alta tecnologia não se enquadram no processo de desconcentração industrial que ocorreu em alguns países periféricos da Ásia e América Latina. Essas indústrias exigem mão de obra altamente qualificada e vinculação estreita com grandes centros de pesquisa e universidades, o que não é facilmente encontrado nesses países. Além disso, essas indústrias tendem a se concentrar em regiões desenvolvidas, como os Estados Unidos, a Europa e o Japão, onde há maior demanda por seus produtos e serviços.

As demais alternativas são exemplos de indústrias que se beneficiaram da desconcentração industrial, buscando vantagens locacionais, como menor custo de produção, incentivos fiscais, proximidade dos mercados consumidores e das matérias-primas. A desconcentração industrial no Brasil é o fenômeno espacial de mudança das unidades fabris da porção concentrada do país para regiões interioranas1. Essa desconcentração é fruto de ações do poder público, modernização das infraestruturas nacionais e busca por menores custos de produção

Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Continua após a publicidade..