Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

(Famerp 2018) No livro “Investigação sobre a natureza e a causa da riqueza das nações”, publicado em 1776, Adam Smith argumentou que um agente econômico, procurando o lucro, movido pelo seu próprio interesse, acaba favorecendoa sociedade como um todo. Esse ponto de vista é um dos fundamentos

Continua após a publicidade..

Resposta:

A alternativa correta é a A, pois Adam Smith argumentou que um agente econômico, procurando o lucro e movido pelo seu próprio interesse, acaba favorecendo a sociedade como um todo. Esse ponto de vista é um dos fundamentos do liberalismo, que defende a ideia de que a economia deve ser livre de regulamentações excessivas pelo Estado.

As outras alternativas são incorretas, pois:

  • B) O utilitarismo é uma teoria ética que defende que as ações são corretas na medida em que promovem a felicidade, e não está diretamente relacionado à produção especializada de objetos de consumo.
  • C) O corporativismo propõe a organização da sociedade em grupos econômicos, mas não está relacionado à ideia de que o interesse próprio dos agentes econômicos favorece a sociedade.
  • D) O socialismo critica a contradição entre produção e apropriação de riqueza, mas não defende a ideia de que o interesse próprio dos agentes econômicos favorece a sociedade.
  • E) O mercantilismo elaborou princípios de protecionismo econômico, mas não está relacionado à ideia de que o interesse próprio dos agentes econômicos favorece a sociedade.
Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Continua após a publicidade..