Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

(Mackenzie) Sobre o iluminismo, é correto afirmar que:

Continua após a publicidade..

Resposta:

A alternativa correta é a letra C) criticava o mercantilismo, a limitação ao direito à propriedade privada, o absolutismo e a desigualdade de direitos e deveres entre os indivíduos.

Os iluministas eram contrários ao sistema econômico do mercantilismo, que favorecia a intervenção do Estado na economia e a acumulação de metais preciosos. Eles defendiam o liberalismo econômico, baseado na livre concorrência e na lei da oferta e da demanda. Adam Smith foi um dos principais expoentes dessa corrente, que ficou conhecida como fisiocracia.

Os iluministas também eram críticos do absolutismo monárquico, que concentrava todo o poder nas mãos do rei, sem respeitar os direitos e as liberdades dos súditos. Eles propunham uma forma de governo mais democrática e equilibrada, em que o poder fosse dividido em três órgãos independentes: o executivo, o legislativo e o judiciário. Montesquieu foi o principal defensor dessa teoria, que influenciou a Constituição dos Estados Unidos e da França.

Os iluministas também se opunham à desigualdade social e jurídica que existia no Antigo Regime, em que a nobreza e o clero gozavam de privilégios e isenções, enquanto o povo sofria com a exploração e a opressão. Eles defendiam os ideais de liberdade, igualdade e fraternidade, que se tornaram o lema da Revolução Francesa. Rousseau foi um dos mais radicais nesse aspecto, ao afirmar que a propriedade privada era a origem de todos os males da sociedade.

As outras alternativas não correspondem ao pensamento iluminista. Eles não defendiam a soberania do Estado absolutista (A), nem a criação de monopólios estatais (B). Eles também não acreditavam na prática do entesouramento (D), nem na influência da Igreja Católica sobre a sociedade (E).

Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Continua após a publicidade..