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Questões Sobre Iluminismo - História - 2º ano do ensino médio

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11) (PUC-MG) O Iluminismo representa a visão de mundo da intelectualidade do século XVIII, NÃO podendo ser apontado como parte do seu ideário:

  • A) combate às injustiças sociais e aos privilégios aristocráticos.
  • B) fortalecimento do Estado e o cerceamento das liberdades.
  • C) o anticolonialismo e o repúdio declarado à escravidão.
  • D) o triunfo da razão sobre a ignorância e a superstição.
  • E) o anticlericalismo e a oposição à intolerância religiosa.
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A alternativa correta é a B, pois o Iluminismo não defendia o fortalecimento do Estado e o cerceamento das liberdades. Na verdade, os iluministas defendiam menor intervenção do Estado na economia e nas relações sociais (Liberalismo) e defendiam o direito às liberdades individuais.

As outras alternativas são incorretas, pois:

  • A) O Iluminismo defendia o combate às injustiças sociais e aos privilégios aristocráticos, que eram baseados no Antigo Regime absolutista e feudal.
  • C) O Iluminismo defendia o anticolonialismo e o repúdio declarado à escravidão, que eram formas de exploração e opressão dos povos não europeus.
  • D) O Iluminismo defendia o triunfo da razão sobre a ignorância e a superstição, que eram obstáculos para o desenvolvimento científico e cultural da humanidade.
  • E) O Iluminismo defendia o anticlericalismo e a oposição à intolerância religiosa, que eram manifestações do poder da Igreja Católica sobre a sociedade.
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12) (Fatec) As grandes revoluções burguesas do século XVIII refletem, em parte, algumas ideias dos filósofos iluministas, dentre as quais podemos destacar a que:

  • A) apontou a necessidade de limitar a liberdade individual para impedir que o excesso degenerasse em anarquismo.
  • B) acentuou que o Estado não possui poder ilimitado, o qual nada mais é do que a somatória do poder dos membros da sociedade.
  • C) visou defender a tese de que apenas a federalização política é compatível com a democracia orgânica.
  • D) mostrou que, sem centralização e dependência dos poderes ao Executivo, não há paz social.
  • E) procurou salientar que a sociedade industrial somente se desenvolverá a partir de minucioso planejamento econômico.
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A alternativa correta é a B, pois os iluministas defendiam que o Estado deveria ser limitado e dividido em poderes, e que o poder emanava do povo.

As outras alternativas são incorretas, pois:

  • A) Os iluministas defendiam a liberdade individual como um direito natural, e não a limitavam por medo do anarquismo.
  • C) Os iluministas não defendiam uma forma específica de organização política, mas sim os princípios de soberania popular, representatividade e constitucionalismo.
  • D) Os iluministas criticavam a centralização e a dependência dos poderes ao Executivo, que caracterizavam o absolutismo monárquico, e propunham a separação e o equilíbrio dos poderes como garantia de paz social.
  • E) Os iluministas defendiam o liberalismo econômico, que pregava a livre iniciativa, a livre concorrência e a não intervenção do Estado na economia, e não um planejamento econômico centralizado.

13) (Famerp 2018) No livro “Investigação sobre a natureza e a causa da riqueza das nações”, publicado em 1776, Adam Smith argumentou que um agente econômico, procurando o lucro, movido pelo seu próprio interesse, acaba favorecendoa sociedade como um todo. Esse ponto de vista é um dos fundamentos

  • A) do liberalismo, que dispensou a regulamentação da economia pelo Estado.
  • B) do utilitarismo, que defendeu a produção especializada de objetos de consumo.
  • C) do corporativismo, que propôs a organização da sociedade em grupos econômicos.
  • D) do socialismo, que expôs a contradição entre produção e apropriação de riqueza.
  • E) do mercantilismo, que elaborou princípios de protecionismo econômico.
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A alternativa correta é a A, pois Adam Smith argumentou que um agente econômico, procurando o lucro e movido pelo seu próprio interesse, acaba favorecendo a sociedade como um todo. Esse ponto de vista é um dos fundamentos do liberalismo, que defende a ideia de que a economia deve ser livre de regulamentações excessivas pelo Estado.

As outras alternativas são incorretas, pois:

  • B) O utilitarismo é uma teoria ética que defende que as ações são corretas na medida em que promovem a felicidade, e não está diretamente relacionado à produção especializada de objetos de consumo.
  • C) O corporativismo propõe a organização da sociedade em grupos econômicos, mas não está relacionado à ideia de que o interesse próprio dos agentes econômicos favorece a sociedade.
  • D) O socialismo critica a contradição entre produção e apropriação de riqueza, mas não defende a ideia de que o interesse próprio dos agentes econômicos favorece a sociedade.
  • E) O mercantilismo elaborou princípios de protecionismo econômico, mas não está relacionado à ideia de que o interesse próprio dos agentes econômicos favorece a sociedade.
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14) As ideias dos diversos filósofos do Iluminismo, que tanta importância exercem nos movimentos sociais dos séculos XVIII e XIX, têm como princípio comum:

  • A) a república como único regime político democrático.
  • B) a razão como portadora do progresso e da felicidade.
  • C) as classes populares como base do poder político.
  • D) o calvinismo como justificativa de riqueza material.
  • E) a igualdade social como alicerce do exercício da cidadania.
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Essa é uma questão sobre o Iluminismo, um movimento filosófico que defendia a razão, a liberdade e o progresso como valores fundamentais para a humanidade. A alternativa correta é a B, pois o Iluminismo expressou a consolidação do racionalismo como fundamento do conhecimento humano, questionando as autoridades tradicionais e buscando novas formas de entender o mundo e a sociedade.

As outras alternativas são incorretas, pois:

  • A) O Iluminismo não defendia a república como único regime político democrático, mas sim a divisão de poderes entre o Executivo, o Legislativo e o Judiciário.
  • C) O Iluminismo não defendia as classes populares como base do poder político, mas sim o direito natural dos indivíduos à vida, à liberdade e à propriedade.
  • D) O Iluminismo não defendia o calvinismo como justificativa de riqueza material, mas sim o liberalismo econômico, que pregava a livre concorrência e a não intervenção do Estado no mercado.
  • E) O Iluminismo não defendia a igualdade social como alicerce do exercício da cidadania, mas sim a igualdade jurídica, que garantia os mesmos direitos e deveres para todos os cidadãos perante a lei.

15) (Cesgranrio) O movimento conhecido como Ilustração ou Iluminismo marcou uma revolução intelectual, ocorrida na sociedade europeia ao longo do século XVIII. O Iluminismo, em seu âmbito intelectual, expressou a:

  • A) negação do humanismo renascentista baseado no experimentalismo, na física e na matemática.
  • B) aceitação do dogmatismo católico e da escolástica medieval.
  • C) defesa dos pressupostos políticos e das práticas econômicas do Estado do Antigo Regime.
  • D) consolidação do racionalismo como fundamento do conhecimento humano.
  • E) supremacia da ideia de providência divina para a explicação dos fenômenos naturais.
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Essa é uma questão sobre o Iluminismo, um movimento filosófico que defendia a razão, a liberdade e o progresso como valores fundamentais para a humanidade. A alternativa correta é a D, pois o Iluminismo expressou a consolidação do racionalismo como fundamento do conhecimento humano, questionando as autoridades tradicionais e buscando novas formas de entender o mundo e a sociedade.

As outras alternativas são incorretas, pois:

  • A) O Iluminismo foi influenciado pelo humanismo renascentista, que valorizava o experimentalismo, a física e a matemática como formas de conhecimento científico.
  • B) O Iluminismo criticava o dogmatismo católico e a escolástica medieval, que se baseavam na fé e na tradição para explicar a realidade.
  • C) O Iluminismo contestava os pressupostos políticos e as práticas econômicas do Estado do Antigo Regime, que eram baseados no absolutismo monárquico e no mercantilismo.
  • E) O Iluminismo rejeitava a ideia de providência divina para a explicação dos fenômenos naturais, defendendo o uso da razão e da ciência para compreender as leis da natureza.
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