(UFPR 2010) A respeito do iluminismo, movimento filosófico que se difundiu pela Europa ao longo do século XVIII, considere as seguintes afirmativas:
- Muitos filósofos franceses, entre eles Montesquieu, Voltaire e Diderot, foram leitores, admiradores e divulgadores da filosofia política produzida pelos ingleses, como John Locke com sua crítica ao absolutismo.
- Quanto à organização do Estado, os filósofos iluministas não eram contra a monarquia, mas contra as ideias de que o poder monárquico fora constituído pelo direito divino e de que ele não poderia ser submetido a nenhum freio.
- A descoberta da perspectiva e a valorização de temas religiosos marcaram as expressões artísticas durante o iluminismo.
- Em Portugal, o pensamento iluminista recebeu grande impulso das descobertas marítimas.
Assinale a alternativa correta.
- A) Somente a afirmativa 1 é verdadeira.
- B) Somente as afirmativas 1 e 2 são verdadeiras.
- C) Somente as afirmativas 1, 2 e 4 são verdadeiras.
- D) Somente as afirmativas 3 e 4 são verdadeiras.
- E) Somente as afirmativas 2, 3 e 4 são verdadeiras.
Resposta:
A alternativa correta é a letra B) Somente as afirmativas 1 e 2 são verdadeiras.
A afirmativa 1 está correta, pois os filósofos franceses do iluminismo foram influenciados pela filosofia política inglesa, especialmente por John Locke, que defendeu a separação dos poderes, o direito à resistência e o contrato social.
A afirmativa 2 também está correta, pois os iluministas não eram necessariamente republicanos, mas sim críticos do absolutismo monárquico, que se baseava no direito divino e na arbitrariedade. Eles propunham uma monarquia constitucional e limitada, em que o rei fosse submetido à lei e ao parlamento.
A afirmativa 3 está errada, pois a descoberta da perspectiva e a valorização de temas religiosos foram características da arte renascentista, não da iluminista . A arte iluminista se caracterizou pelo racionalismo, pelo neoclassicismo e pelo uso da sátira e da ironia .
A afirmativa 4 também está errada, pois o pensamento iluminista em Portugal não recebeu grande impulso das descobertas marítimas, mas sim da ação dos estrangeirados e da atitude de D. João V . As descobertas marítimas foram mais importantes para o desenvolvimento do humanismo e do renascimento em Portugal .
Deixe um comentário