Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

(UFPR 2010) A respeito do iluminismo, movimento filosófico que se difundiu pela Europa ao longo do século XVIII, considere as seguintes afirmativas:

  1. Muitos filósofos franceses, entre eles Montesquieu, Voltaire e Diderot, foram leitores, admiradores e divulgadores da filosofia política produzida pelos ingleses, como John Locke com sua crítica ao absolutismo.
  2. Quanto à organização do Estado, os filósofos iluministas não eram contra a monarquia, mas contra as ideias de que o poder monárquico fora constituído pelo direito divino e de que ele não poderia ser submetido a nenhum freio.
  3. A descoberta da perspectiva e a valorização de temas religiosos marcaram as expressões artísticas durante o iluminismo.
  4. Em Portugal, o pensamento iluminista recebeu grande impulso das descobertas marítimas.

Assinale a alternativa correta.

Continua após a publicidade..

Resposta:

A alternativa correta é a letra B) Somente as afirmativas 1 e 2 são verdadeiras.

A afirmativa 1 está correta, pois os filósofos franceses do iluminismo foram influenciados pela filosofia política inglesa, especialmente por John Locke, que defendeu a separação dos poderes, o direito à resistência e o contrato social.

A afirmativa 2 também está correta, pois os iluministas não eram necessariamente republicanos, mas sim críticos do absolutismo monárquico, que se baseava no direito divino e na arbitrariedade. Eles propunham uma monarquia constitucional e limitada, em que o rei fosse submetido à lei e ao parlamento.

A afirmativa 3 está errada, pois a descoberta da perspectiva e a valorização de temas religiosos foram características da arte renascentista, não da iluminista . A arte iluminista se caracterizou pelo racionalismo, pelo neoclassicismo e pelo uso da sátira e da ironia .

A afirmativa 4 também está errada, pois o pensamento iluminista em Portugal não recebeu grande impulso das descobertas marítimas, mas sim da ação dos estrangeirados e da atitude de D. João V . As descobertas marítimas foram mais importantes para o desenvolvimento do humanismo e do renascimento em Portugal .

Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Continua após a publicidade..