Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Fala-se muito nos dias de hoje em direitos do homem. Pois bem: foi no século XVIII — em 1789, precisamente — que uma Assembleia Constituinte produziu e proclamou em Paris a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão. Essa Declaração se impôs como necessária para um grupo de revolucionários, por ter sido preparada por uma mudança no plano das ideias e das mentalidades: o iluminismo. FORTES, L. R. S. O Iluminismo e os reis filósofos.

São Paulo: Brasiliense, 1981 (adaptado).

Correlacionando temporalidades históricas, o texto apresenta uma concepção de pensamento que tem como uma de suas bases a

Continua após a publicidade..

Resposta:

A alternativa correta é a letra D.

O iluminismo foi um movimento intelectual que se desenvolveu na Europa do século XVIII, caracterizado pela valorização da razão, da ciência e do progresso. Os iluministas defendiam a liberdade de pensamento, a tolerância religiosa, a separação entre Igreja e Estado, a soberania popular e os direitos naturais do homem. Eles também criticavam o absolutismo monárquico, o mercantilismo, a censura e a superstição.

Uma das formas de difusão das ideias iluministas foi a Enciclopédia, uma obra coletiva coordenada por Diderot e D’Alembert, que reuniu artigos de vários pensadores sobre diversos temas, como filosofia, política, economia, história, arte, religião, ciência, etc. A Enciclopédia foi considerada um símbolo do iluminismo, pois representava o esforço de sistematizar e divulgar o conhecimento humano de forma racional e crítica.

Assim, o texto apresenta uma concepção de pensamento que tem como uma de suas bases a socialização do conhecimento científico, pois o iluminismo buscava ampliar e compartilhar o saber racional e empírico, contrapondo-se à ignorância e ao obscurantismo.

Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Continua após a publicidade..