Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

(FGV) – “Chegou a hora da igualdade passar a foice por todas as cabeças. Portanto, legisladores, vamos colocar o terror na ordem do dia.” (Discurso de Robespierre na Convenção) A fala de Robespierre ocorreu num dos períodos mais intensos da Revolução Francesa. Esse período caracterizou-se:

Qual foi o período da Revolução Francesa em que Robespierre proferiu esse discurso?

Continua após a publicidade..

Resposta:

A alternativa correta é a letra E.

O período em que Robespierre proferiu esse discurso foi conhecido como a Fase do Terror da Revolução Francesa, que durou de 1793 a 1794. Nessa fase, o Comitê de Salvação Pública, liderado por Robespierre, assumiu o poder e implantou uma série de medidas radicais para defender a revolução dos seus inimigos internos e externos. Entre essas medidas, estavam a guilhotina de milhares de pessoas consideradas traidoras, a instituição do culto ao Ser Supremo, a reforma do calendário e a criação da Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão.

As outras alternativas se referem a outros períodos da Revolução Francesa:

  • A alternativa A se refere à Fase Constitucional, que durou de 1789 a 1791, quando a Assembleia Nacional Constituinte elaborou uma constituição que estabelecia uma monarquia constitucional na França.
  • A alternativa B se refere à Fase do Diretório, que durou de 1795 a 1799, quando um grupo de cinco diretores governou a França com o apoio de uma câmara legislativa eleita por sufrágio censitário.
  • A alternativa C se refere à Reação Termidoriana, que foi o movimento que derrubou Robespierre e o Comitê de Salvação Pública em 1794, abrindo caminho para a ascensão do Diretório.
  • A alternativa D se refere à Convocação dos Estados Gerais, que foi o evento que marcou o início da Revolução Francesa em 1789, quando o rei Luís XVI convocou uma assembleia de representantes dos três estados da sociedade francesa (clero, nobreza e terceiro estado) para discutir a crise financeira do país.
Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Continua após a publicidade..