Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

(Fuvest) Há controvérsias entre historiadores sobre o caráter das duas grandes revoluções do mundo contemporâneo, a Francesa de 1789 e a Russa de 1917; no entanto, existe consenso sobre o fato de que ambas

Continua após a publicidade..

Resposta:

A alternativa correta é a letra e

As revoluções Francesa e Russa foram eventos históricos de grande impacto político e ideológico, que influenciaram as lutas sociais e as transformações ocorridas no mundo contemporâneo. A Revolução Francesa de 1789 foi inspirada pelos ideais iluministas de liberdade, igualdade e fraternidade, e representou o fim do Antigo Regime e o triunfo da burguesia. A Revolução Russa de 1917 foi baseada na teoria marxista de abolição das classes e do Estado, e resultou na criação do primeiro Estado socialista do mundo. Ambas as revoluções serviram de modelo e de referência para outros movimentos revolucionários que ocorreram em diferentes países e épocas.

As outras alternativas estão incorretas pelas seguintes razões:

  • A França não voltou ao feudalismo após Napoleão, mas sim à monarquia constitucional, que foi restaurada pelos Bourbons. A União Soviética não voltou ao capitalismo após Gorbatchev, mas sim se desintegrou em várias repúblicas independentes, algumas das quais adotaram o sistema capitalista.
  • A burguesia francesa e a russa não eram contrárias a todo tipo de governo autoritário, mas sim aos regimes que lhes eram desfavoráveis. A burguesia francesa apoiou Napoleão, que estabeleceu um governo centralizado e expansionista. A burguesia russa foi derrotada pelos bolcheviques, que implantaram uma ditadura do proletariado.
  • Nenhuma das revoluções pôs em prática integralmente os ideais que as inspiraram, pois ambas enfrentaram dificuldades e contradições. A Revolução Francesa não garantiu a igualdade e a fraternidade para todos os cidadãos, excluindo os escravos, as mulheres e os pobres. A Revolução Russa não aboliu as classes e o Estado, mas sim criou uma burocracia e um partido único que controlavam a sociedade.
  • Nenhuma das revoluções efetivou mudanças profundas que resultaram na superação do capitalismo na França e do feudalismo na Rússia. A França continuou sendo um país capitalista, mesmo após a Revolução, e enfrentou diversas crises econômicas e sociais. A Rússia não superou totalmente o feudalismo, pois ainda havia resquícios de relações servis e de atraso agrário no país.
Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Continua após a publicidade..