Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

(Fuvest) – Nas Revoluções Francesa (1789), Mexicana (1910), Russa (1917) e Chinesa (1949), há um elemento comum a todas. Trata-se da

Continua após a publicidade..

Resposta:

A alternativa correta é a letra E.

As quatro revoluções citadas na questão tiveram a participação do campesinato, que era a classe social mais numerosa e explorada nos respectivos países. Os camponeses lutaram por melhores condições de vida, pela reforma agrária e pela libertação do jugo dos senhores feudais ou dos latifundiários.

As demais alternativas contêm erros ou imprecisões, como:

  • A presença imperialista foi um fator que influenciou as revoluções mexicana, russa e chinesa, mas não a francesa, que ocorreu antes da expansão colonial europeia.
  • A ideologia socialista foi adotada pelas revoluções russa e chinesa, mas não pela francesa e pela mexicana, que tiveram um caráter nacionalista e democrático.
  • A ideologia liberal foi defendida pela revolução francesa, que inspirou os movimentos de independência na América Latina, mas não pelas revoluções russa e chinesa, que buscavam uma ruptura com o capitalismo.
  • A participação do operariado foi importante nas revoluções francesa e russa, mas não nas revoluções mexicana e chinesa, que ocorreram em países predominantemente agrários.
Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Continua após a publicidade..