Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

No Brasil, entre a revoltas que foram influenciadas pela Revolução Francesa podemos destacar:

Continua após a publicidade..

Resposta:

A alternativa correta é a letra B).

A Revolta dos Alfaiates, também conhecida como Conjuração Baiana, foi um movimento que ocorreu na Bahia, em 1798, inspirado pelos ideais da Revolução Francesa. Os revoltosos eram formados por artesãos, comerciantes, soldados, religiosos e intelectuais, que defendiam a independência da Bahia em relação a Portugal, a proclamação da república, o fim da escravidão, a igualdade social e a liberdade de comércio. O movimento foi denunciado pelas autoridades coloniais, que prenderam e executaram os principais líderes, como os alfaiates João de Deus e Manuel Faustino, e os soldados Lucas Dantas e Luís Gonzaga.

As outras alternativas são incorretas, pois:

  • A Revolta de Beckman foi um movimento que ocorreu no Maranhão, em 1684, contra a Companhia de Comércio do Maranhão, que monopolizava o comércio na região e não cumpria suas obrigações de abastecimento. Os revoltosos eram formados por fazendeiros, comerciantes e jesuítas, que expulsaram os representantes da companhia e exigiram maior autonomia da metrópole. O movimento foi reprimido pelo governador Gomes Freire de Andrade, que mandou enforcar os irmãos Manuel e Tomás Beckman, líderes da revolta.
  • A Guerra dos Emboabas foi um conflito que ocorreu em Minas Gerais, entre 1707 e 1709, entre os paulistas, que eram os primeiros descobridores do ouro na região, e os emboabas, que eram os forasteiros vindos de outras partes do Brasil e de Portugal, que disputavam o controle das minas. A guerra terminou com a vitória dos emboabas, que conseguiram expulsar os paulistas de algumas áreas auríferas e garantir o livre acesso às minas.
  • A Guerra de Canudos foi um conflito que ocorreu na Bahia, entre 1896 e 1897, entre o Exército brasileiro e os seguidores de Antônio Conselheiro, um líder religioso e messiânico, que fundou uma comunidade autônoma e igualitária no sertão, chamada de Canudos. A guerra foi motivada por questões sociais, políticas e religiosas, e resultou na destruição total de Canudos e no massacre de cerca de 25 mil sertanejos.
Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Continua após a publicidade..